COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: O CONCEITO DE SALA DE AULA INVERTIDA EM AULAS REMOTAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini UFMT
  • Cristóvão Domingos de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Igor Aparecido Dallaqua Pedrini UFMT

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v27i1.2944

Resumo

O objetivo é relatar a experiência de aulas remotas das disciplinas de Planejamento Gráfico e Criação Visual do curso de Jornalismo da UFMT – Campus Araguaia, ocorridas no segundo semestre de 2021, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, trazendo como proposta a metodologia ativa de sala de aula invertida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva com estudo de caso sobre a experiência de ministrar disciplinas práticas e que exigem a utilização de softwares específicos, de forma remota e que não houvesse prejuízo no processo de ensino-aprendizagem devido à distância física dos envolvidos aos laboratórios do curso de Jornalismo. Como resultados percebe-se o entrosamento de alunos e professores com o app Canva, uma proposta pedagógica inovadora com peças publicitárias e jornalísticas de alta qualidade e professores e estudantes satisfeitos com o novo modelo de ensino.

 

Palavras-chave: Aulas remotas, comunicação, ensino, sala de aula invertida.

Biografia do Autor

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, UFMT

Doutora em Educação (UFU), mestre em Comunicação (Unimar), jornalista e licenciada em Letras- Português/Inglês. Professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT/Cuiabá e do curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia.

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Comunicação e Informação, mestre em Educação e graduado em Comunicação Social. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e em Estudos de Cultura Contemporânea e do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Mato Grosso.

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, UFMT

Doutor em Educação, mestre em Ciência da Informação e graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda

Downloads

Publicado

2022-08-24