COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: O CONCEITO DE SALA DE AULA INVERTIDA EM AULAS REMOTAS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v27i1.2944Resumo
O objetivo é relatar a experiência de aulas remotas das disciplinas de Planejamento Gráfico e Criação Visual do curso de Jornalismo da UFMT – Campus Araguaia, ocorridas no segundo semestre de 2021, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, trazendo como proposta a metodologia ativa de sala de aula invertida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva com estudo de caso sobre a experiência de ministrar disciplinas práticas e que exigem a utilização de softwares específicos, de forma remota e que não houvesse prejuízo no processo de ensino-aprendizagem devido à distância física dos envolvidos aos laboratórios do curso de Jornalismo. Como resultados percebe-se o entrosamento de alunos e professores com o app Canva, uma proposta pedagógica inovadora com peças publicitárias e jornalísticas de alta qualidade e professores e estudantes satisfeitos com o novo modelo de ensino.
Palavras-chave: Aulas remotas, comunicação, ensino, sala de aula invertida.