FORMAÇÃO DOCENTE E A COMPREENSÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v27i1.2946Resumo
Este artigo expõe uma discussão sobre a avaliação formativa que foi objeto de estudo de uma dissertação de mestrado, com o qual abordamos o conceito de avaliação, características dos tipos de avaliação e o que diz a legislação brasileira a respeito dos métodos avaliativos. Compreendemos que a avaliação é indissociável do processo de ensino-aprendizagem, por isto deve ser clara, inclusiva, abordando situações do cotidiano escolar, para que os estudantes não mostrem apenas o que assimilaram, mas que tenham a oportunidade de aprender novas informações. A avaliação formativa se distancia da tradicional, principalmente quando se volta para analisar seu foco, seu objetivo, pois ultrapassa a ideia de seleção, medição e classificação. É necessário que o professor reflita, planeje, acompanhe e avalie os seus métodos, para que os saberes e fazeres pedagógicos sejam respeitosos e eduquem pluralmente. A avaliação formativa melhora a relação professor-aluno e ajuda a construir sujeitos críticos, cidadãos justos e responsáveis socialmente.
Palavras-chave: Aprendizagem, avaliação formativa, formação de professores, prática pedagógica.