ABORDAGENS CTS EM JOGOS DIGITAIS DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3298Resumo
Parte-se da hipótese de que as questões do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), relacionadas aos jogos digitais, podem contribuir com reflexões pedagógicas para a formação cidadã. E, também, diante da facilidade de acesso às tecnologias de desenvolvimento de games, a presente pesquisa buscou analisar trabalhos que abordassem o uso de jogos digitais para o ensino de Química em uma perspectiva sociocultural. O objetivo central da pesquisa foi caracterizar o enfoque CTS em jogos digitais desenvolvidos para o ensino de Química, buscando relações que possam equilibrar o design de games e o design instrucional, contribuindo para novos desenvolvimentos. Este trabalho caracteriza-se como do tipo qualitativo, exploratório e de natureza bibliográfica, estando pautado na Revisão Sistemática da Literatura, em conjunto com a Análise Temática, cujo protocolo buscou responder às questões de pesquisa por meio da análise de fontes primárias selecionadas nas bases de dados Google Scholar, SciELO, Web of Science e Scopus, publicadas no período de 2015 a 2020. Nas buscas, foram encontrados 296 estudos primários. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas 21 estudos compuseram o corpus de pesquisa. Os resultados apontam lacunas de pesquisa na temática CTS com os jogos digitais para o ensino de Química. No entanto, os jogos digitais se apresentaram como motivadores, aumentando o interesse dos jogadores com relação ao aprendizado de Química, uma vez que os conteúdos abordados, num Enfoque CTS, tornam-se mais significativos e exigem dos estudantes postura crítica e tomada de decisão em situações-problemas do jogo análogas ao mundo real.
Palavras-Chave: Ensino de Química, relações CTS, jogos digitais, design de games, design instrucional.