ABORDAGENS CTS EM JOGOS DIGITAIS DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Junivaldo Mendonça Lemos Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA
  • Hawbertt Rocha Costa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3298

Resumo

Parte-se da hipótese de que as questões do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), relacionadas aos jogos digitais, podem contribuir com reflexões pedagógicas para a formação cidadã. E, também, diante da facilidade de acesso às tecnologias de desenvolvimento de games, a presente pesquisa buscou analisar trabalhos que abordassem o uso de jogos digitais para o ensino de Química em uma perspectiva sociocultural. O objetivo central da pesquisa foi caracterizar o enfoque CTS em jogos digitais desenvolvidos para o ensino de Química, buscando relações que possam equilibrar o design de games e o design instrucional, contribuindo para novos desenvolvimentos. Este trabalho caracteriza-se como do tipo qualitativo, exploratório e de natureza bibliográfica, estando pautado na Revisão Sistemática da Literatura, em conjunto com a Análise Temática, cujo protocolo buscou responder às questões de pesquisa por meio da análise de fontes primárias selecionadas nas bases de dados Google Scholar, SciELO, Web of Science e Scopus, publicadas no período de 2015 a 2020. Nas buscas, foram encontrados 296 estudos primários. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas 21 estudos compuseram o corpus de pesquisa. Os resultados apontam lacunas de pesquisa na temática CTS com os jogos digitais para o ensino de Química. No entanto, os jogos digitais se apresentaram como motivadores, aumentando o interesse dos jogadores com relação ao aprendizado de Química, uma vez que os conteúdos abordados, num Enfoque CTS, tornam-se mais significativos e exigem dos estudantes postura crítica e tomada de decisão em situações-problemas do jogo análogas ao mundo real.

 

Palavras-Chave: Ensino de Química, relações CTS, jogos digitais, design de games, design instrucional.

Biografia do Autor

Junivaldo Mendonça Lemos, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Professor da Secretaria do Estado da Educação e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA.

Hawbertt Rocha Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão no Centro de Ciências de Bacabal, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Lemos, J. M., & Costa, H. R. (2023). ABORDAGENS CTS EM JOGOS DIGITAIS DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3298