TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3300Resumo
O estudo apresenta aspectos da realização da revisão de literatura, do tipo revisão integrativa, referente ao objeto de estudo da tese de Doutorado - condições de trabalho e intensificação do trabalho docente na educação inclusiva. Para tanto, foram utilizadas a abordagem qualitativa e a pesquisa do tipo bibliográfica. O levantamento das produções acadêmicas foi realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e em Dados e Estatísticas da Plataforma Sucupira, tendo como referência o período de 2009 a 2019. Os resultados indicam a seleção de 66 produções, sendo 15 Teses e 51 Dissertações, que se referem ao trabalho docente e alunos com deficiência. Dessas produções, apenas 04 se aproximam do objeto proposto, as quais sinalizam para condições de trabalho e saúde do professor e atribuições docentes e práticas intensificadoras. Concluímos, apontando a pertinência da revisão de literatura, do tipo revisão integrativa, para conhecermos o que tem sido produzido sobre o objeto de pesquisa, o que revelou a relevância do objeto de pesquisa proposto.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Produções Acadêmicas, Revisão de Literatura, Trabalho Docente.