TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Maria José Santos Rabelo Universidade Estadual do Maranhão
  • Arlete Maria Monte de Camargo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3300

Resumo

O estudo apresenta aspectos da realização da revisão de literatura, do tipo revisão integrativa, referente ao objeto de estudo da tese de Doutorado - condições de trabalho e intensificação do trabalho docente na educação inclusiva. Para tanto, foram utilizadas a abordagem qualitativa e a pesquisa do tipo bibliográfica. O levantamento das produções acadêmicas foi realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e em Dados e Estatísticas da Plataforma Sucupira, tendo como referência o período de 2009 a 2019. Os resultados indicam a seleção de 66 produções, sendo 15 Teses e 51 Dissertações, que se referem ao trabalho docente e alunos com deficiência. Dessas produções, apenas 04 se aproximam do objeto proposto, as quais sinalizam para condições de trabalho e saúde do professor e atribuições docentes e práticas intensificadoras. Concluímos, apontando a pertinência da revisão de literatura, do tipo revisão integrativa, para conhecermos o que tem sido produzido sobre o objeto de pesquisa, o que revelou a relevância do objeto de pesquisa proposto.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Produções Acadêmicas, Revisão de Literatura, Trabalho Docente.

Biografia do Autor

Maria José Santos Rabelo, Universidade Estadual do Maranhão

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Pará, Professora no Departamento de Educação na Universidade Estadual do Maranhão.

Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Titular aposentada, em atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará na condição de professora permanente.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Rabelo, M. J. S., & Camargo, A. M. M. de. (2023). TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3300