MULHERES, PATRIARCADO E PRISÕES: UMA LEITURA FEMINISTA

Autores

  • Aline Lemos da Cunha Della Libera Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Alves da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3301

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de problematizar o aprisionamento feminino, a partir de elementos advindos da teoria feminista, discutindo especialmente o conceito de patriarcado. Nessa perspectiva, buscamos problematizar a realidade atual historicizando os elementos fundantes do patriarcado, compreendendo-o como um alicerce em que as relações desiguais de gênero se constituem. Nossa escrita se inicia com a apresentação de alguns aspectos constitutivos do patriarcado, que se (re)afirma no discurso científico e religioso, concretizando-se na divisão sexual do trabalho e na subjugação das mulheres. Salientamos, nesta análise, a invisibilidade das mulheres em situação de prisão, não apenas no que se refere ao aprisionamento dos corpos, na privação de liberdade por delitos, mas também abordando aspectos mais amplos, que enfatizam as prisões cotidianas, a que são submetidas, nas vivências comunitárias fora da prisão. Dessa forma, consideramos que, para as mulheres em situação de encarceramento, a sociedade patriarcal tende a reforçar a exclusão a que estão submetidas todas as mulheres.

 

Palavras-chave: Feminismo, Mulheres em Situação de Prisão, Sociedade Patriarcal. 

Biografia do Autor

Aline Lemos da Cunha Della Libera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Márcia Alves da Silva , Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas / UFPel, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Rua Dr. José Ottoni Xavier, 83. Bairro Três Vendas. Cep 96065-300. Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Libera, A. L. da C. D., & Silva , M. A. da. (2023). MULHERES, PATRIARCADO E PRISÕES: UMA LEITURA FEMINISTA. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3301