EM DEFESA DO LEGADO FREIRIANO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E PLURAL NO BRASIL

Autores

  • Carlos Eduardo Moreira da Silva Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Mareli Graupe Universidade do Planalto Catarinense
  • Geraldo Augusto Locks Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3304

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar a relevância do pensamento de Paulo Freire no atual contexto político e educacional, em que o Estado democrático de direito é permanentemente ameaçado e o legado freiriano atacado. Seu pensamento oferece chaves de leitura para a construção coletiva de resistências dialógicas ao Projeto Autoritário-Neoliberal. Dialoga-se com autores que refletem a perspectiva teórica de uma educação democrática e plural. O texto é organizado em duas partes: na primeira, apresenta-se o cenário educacional brasileiro, composto por quatro elementos que serão discutidos a partir das categorias do pensamento freiriano, a saber: a) dialogicidade freiriana como prática libertadora; b) a luta pela gestão democrática na Educação Básica; c) desacreditar e desmontar a educação pública; d) discurso da Ideologia de gênero – projeto de desvalorização da/o docente. Na segunda, apontam-se as resistências dialógicas frentes às ações dos governos que se alinham ao Projeto Autoritário-Neoliberal. Por fim, destacam-se alguns riscos e desafios: riscos a) apagamento da memória da escola democrática, b) restrições às ideias de Freire, c) negação do pensamento crítico; desafios: a) fortalecer coletivos de resistência com vistas ao enfrentamento do desmonte da escola pública, b) evidenciar o ser humano no centro do processo formativo.

 

Palavras-chave: Legado Freiriano, contexto educacional, educação democrática e plural.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Moreira da Silva, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutor em Educação pela UFRGS. Diretor do Instituto Ágora e Coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA) .

Mareli Graupe, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha) e Pós-Doutora em Antropologia Social pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutor em Educação pela UFSC. Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Silva, C. E. M. da, Graupe, M., & Locks, G. A. (2023). EM DEFESA DO LEGADO FREIRIANO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E PLURAL NO BRASIL. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3304