EM DEFESA DO LEGADO FREIRIANO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E PLURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3304Resumo
O objetivo deste artigo é evidenciar a relevância do pensamento de Paulo Freire no atual contexto político e educacional, em que o Estado democrático de direito é permanentemente ameaçado e o legado freiriano atacado. Seu pensamento oferece chaves de leitura para a construção coletiva de resistências dialógicas ao Projeto Autoritário-Neoliberal. Dialoga-se com autores que refletem a perspectiva teórica de uma educação democrática e plural. O texto é organizado em duas partes: na primeira, apresenta-se o cenário educacional brasileiro, composto por quatro elementos que serão discutidos a partir das categorias do pensamento freiriano, a saber: a) dialogicidade freiriana como prática libertadora; b) a luta pela gestão democrática na Educação Básica; c) desacreditar e desmontar a educação pública; d) discurso da Ideologia de gênero – projeto de desvalorização da/o docente. Na segunda, apontam-se as resistências dialógicas frentes às ações dos governos que se alinham ao Projeto Autoritário-Neoliberal. Por fim, destacam-se alguns riscos e desafios: riscos a) apagamento da memória da escola democrática, b) restrições às ideias de Freire, c) negação do pensamento crítico; desafios: a) fortalecer coletivos de resistência com vistas ao enfrentamento do desmonte da escola pública, b) evidenciar o ser humano no centro do processo formativo.
Palavras-chave: Legado Freiriano, contexto educacional, educação democrática e plural.