INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADES INTELIGENTES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DO ENSINO À DISTÂNCIA

Autores

  • Lázaro Cezar Dias Universidade Vila Velha
  • Isadora Teresa França Pereira Universidade Vila Velha https://orcid.org/0000-0003-2929-9483
  • Edgar Salardani Senhorello Universidade Vila Velha
  • Maira Gomes Almeida Universidade Vila Velha
  • Ana Carolina Sales Neves Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v30i1.4406

Resumo

Tratar do EaD e das universidades inteligentes contemporaneamente não é lidar tão somente com critérios quantitativos associados à democratização e liberdades subjetivas, é repensar e reconstruir modelos e estruturas educacionais, políticas e econômicas. Este estudo investiga a integração da inteligência artificial (IA) no ensino à distância (EaD) no contexto de universidades inteligentes. A pesquisa se baseia em relatos de experiência de profissionais que atuam no EaD no Espírito Santo, abordando a utilização da IA, seus impactos na formação acadêmica e os desafios enfrentados pelas instituições. A abordagem é qualitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de questionários. O ensino à distância colabora na disseminação da inteligência artificial de maneiras diversas, dentre essas, na produção de conteúdo, atividades e provas, na geração de aulas em realidades alternativa, na avaliação da qualidade do ensino e aprendizado. Universidades inteligentes capacitam os trabalhadores e cidadãos do futuro além de configurarem um ambiente sustentável de constante interação no qual as comunidades acadêmicas e externa desenvolvem conhecimento, aprendizados e serviços de qualidade.

Palavras-chave: Inteligência Artificial, Ensino à distância, Smart Campus, Tutoria  EaD.

Biografia do Autor

Lázaro Cezar Dias, Universidade Vila Velha

Doutorando em Desenvolvimento Econômico (Unicamp). Mestre em Economia e Desenvolvimento (UFSM). Bacharel em Ciências Econômicas (UFOP). Coordenação de Ensino à Distância – Universidade Vila Velha.

Isadora Teresa França Pereira, Universidade Vila Velha

Mestre em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (PUCRS). Graduada em Ciências Biológicas (UEMA). Universidade Vila Velha.

Edgar Salardani Senhorello, Universidade Vila Velha

Mestrando em Informática (UFES). Graduado em Sistemas de Informação (Faculdade Redentor). Universidade Vila Velha.

Maira Gomes Almeida, Universidade Vila Velha

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (FVC). Graduada em Direito (Faculdade do Sul da Bahia). Universidade Vila Velha.

Ana Carolina Sales Neves, Universidade Vila Velha

Graduada em Enfermagem (Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. MBA em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material de Esterilização (Unyleya). Universidade Vila Velha.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Dias, L. C., Pereira, I. T. F., Senhorello, E. S., Almeida, M. G., & Neves, A. C. S. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADES INTELIGENTES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DO ENSINO À DISTÂNCIA. PESQUISA EM FOCO, 30(1). https://doi.org/10.18817/pef.v30i1.4406