UMA NARRATIVA SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO ESTALEIRO ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v30i2.4416

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os processos criativos de criação e implementação do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola, uma instituição localizada em São Luís (MA) e que tem o propósito de tornar os mestres carpinteiros navais doutores que ensinam a arte de construir embarcações ao lado de professores e doutores da academia universitária. Para isso, optou-se pela pesquisa narrativa, seguindo os pressupostos teórico-metodológico de D. Jean Clandinin e Michael Connelly. Para composição do texto de pesquisa fez-se o entrelaçamento dos dados obtidos por meio das produções acadêmicas e de entrevistas concedidas e disponíveis na internet de Luiz Phelipe Andrès, fundador da instituição; do acervo do Projeto Embarcações do Maranhão (PEM); das anotações registradas no diário de campo da pesquisadora; e de entrevistas narrativas realizadas com professores da instituição. Constatou-se que os resultados obtidos no PEM deram início aos processos criativos de Luiz Phelipe para criação do Estaleiro Escola e que a proposta dessa instituição possibilita o encontro entre diferentes culturas no âmbito educacional. Espera-se que esta pesquisa proporcione reflexões sobre a importância de conceber uma cultura escolar que preserve, reconheça e valorize as diversas culturas existentes nos diferentes contextos socioculturais.

 

Biografia do Autor

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação (UFSCar). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFMA). Licenciada em Matemática (UEMA) e Pedagogia (Centro Universitário Leonardo da Vinci. Professora Adjunta da UFMA.

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação: Educação Matemática (Unicamp). Mestre em Educação: Metodologia de Ensino (Unicamp). Licenciada em Matemática (PUC-Campinas). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível C. Professora Titular – Sênior da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Melo, R. de J. S., & Passos, C. L. B. (2025). UMA NARRATIVA SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO ESTALEIRO ESCOLA. PESQUISA EM FOCO, 30(2). https://doi.org/10.18817/pef.v30i2.4416