FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NO SUL DO AMAZONAS: DA CONQUISTA ÀS INCERTEZAS, UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Valmir Flores Pinto Universidade Federal do Amazonas
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v30i2.4419

Resumo

Pelos registros documentais e acadêmicos, o ensino de filosofia no Brasil é marcado pela instabilidade das propostas de governo e não das políticas de Estado. Este estudo se propõe a desenvolver uma reflexão que tem como objetivo compreender a obrigatoriedade do ensino de filosofia no marco da reforma do ensino médio de 2017, na visão de professores de filosofia e estudantes de ensino médio. Trata-se de uma análise qualitativa com estudo de caso realizado na Escola Estadual Oswaldo Cruz, no município de Humaitá, Amazonas. O critério da escolha se deu pelo seu significado histórico e de longevidade do referido colégio na região. A reforma do ensino médio envolve diversas alterações na organização curricular das escolas que confronta e obrigatoriedade do ensino de filosofia. O estudo envolveu o uso de questionários semiestruturados para professores e estudantes do ensino médio, assim como o estudo bibliográfico e documental. A partir das análises das entrevistas com os professores e estudantes sobre o ensino de filosofia no “novo” ensino médio, na realidade pesquisada, concluiu-se que nas condições em que se está não poderá continuar. Pois, não há material de qualidade, tempo suficiente para formação e faltam as estruturas básicas de ensino nesta etapa formativa. 

Palavras-chave: Filosofia, ensino médio, Amazonas, formação, incertezas.

Biografia do Autor

Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades e na Graduação de Filosofia no campus da UFAM em Humaitá, Amazonas. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE-UNIFESP). Endereço para correspondência: UFAM campus Humaitá, Rua 29 de Agosto, 69800-000 Humaitá, AM. Brasil. 

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação. Prof. da Pós-Graduação (PPGE) e Graduação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Guarulhos); Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE); Guarulhos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Pinto, V. F., & Jacomini, M. A. (2025). FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NO SUL DO AMAZONAS: DA CONQUISTA ÀS INCERTEZAS, UM ESTUDO DE CASO. PESQUISA EM FOCO, 30(2). https://doi.org/10.18817/pef.v30i2.4419