EDIFÍCIO MASTER: O PERSONAGEM (EM)CENA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v20i1.921Resumo
Como forma de arte, o cinema possibilitou um novo olhar sobre o real, traço que o gênero documentário verticaliza. O documentário de Eduardo Coutinho intenta uma reflexão que extrapole a aura de lazer que encobre a arte cinematográfica. A partir das contradições, a câmera de Eduardo Coutinho foca as particularidades de indivíduos em busca da construção de personagens, a fim de vislumbrar como esses personagens se narram, como eles contam suas histórias. Edifício Master é o documentário mais conhecido de Eduardo Coutinho. As locações são os apartamentos dos personagens do filme: esses moradores de classe média do bairro de Copacabana que, diante da câmera, narram suas trajetórias de vida. Palavras-chave: documentário, personagem, Eduardo Coutinho. ABSTRACT As an art form, the cinema allowed a fresh look at the real, features that the documentary genre searches. Eduardo Coutinho’s documentary intends a reflection that break the aura of entertainment who covers the cinematographic art. From the contradictions, Eduardo Coutinho’s camera focuses on the characteristics of individuals in search of building characters in order to see how these characters are narrated, as they tell their stories. Edifício Master is the best known Eduardo Coutinho’s documentary. The locations are the apartments of the characters of the film: these middle-class residents of Copacabana that, in front of the camera, narrate their life stories. Keywords: documentar, character. Eduardo Coutinho.Downloads
Como Citar
Lobato, A. T. M. (2015). EDIFÍCIO MASTER: O PERSONAGEM (EM)CENA. PESQUISA EM FOCO, 20(1). https://doi.org/10.18817/pef.v20i1.921
Edição
Seção
Artigos