Chamada V4 N1

2020-01-13

Dossiê:  A produção literária brasileira da virada do século XIX para o XX até a Semana de Arte Moderna de 22: Histórias literárias que ainda não foram contadas.

Organizadores: Isabela Melim Borges – UFSC e Emanoel César Pires de Assis - UEMA

Prazo de submissões:  15/05/2020.

Previsão para publicação: julho/2020

Esta edição da Revista de Letras Juçara acolherá estudos sobre obras literárias brasileiras produzidas da virada do século XIX para o XX, até a semana de 22, com o objetivo de discutir a profícua produção que nele se realizou, assim como outros modos de fazer literatura deste período. Este número da revista é dedicado principalmente às produções influenciadas por diferentes ideias filosóficas, movimentos sociais, bem como por relevantes transformações políticas.

Esperamos contribuições que tratem de: Teorias, temas e autores; Cânone e diferença; Tradição e ruptura; A ficção e sua relação com o imaginário cultural; A poesia e suas invisibilidades; Tendências político-estéticas da literatura; A vida literária; Editoras e vida literária; Acervos e arquivos literários.

Desse modo, por conta do distanciamento temporal, que torna mais claras as abordagens de obras e de autores que continuam esquecidos e/ou excluídos do grande cânone da Literatura Brasileira, serão aceitos artigos que tratem de novas interpelações, entendidas aqui como diferentes leituras desse período, como forma de (re)abri-lo para novas questões.

Com base nessa breve exposição, convidamos a contribuírem para o dossiê A produção literária brasileira da virada do século XIX para o XX até a Semana de Arte Moderna de 22: Histórias literárias que ainda não foram contadas. Além do dossiê temático, a revista também aceita artigos, resenhas e entrevistas nas áreas de Linguística e Literatura para compor a sua seção de temática livre.