Submissões prorrogadas

2021-10-17

REVISTA DE LETRAS JUÇARA

V5 N2

Chamada para dossiê: "Práticas e discursos críticos de/sobre o ensino de Língua Inglesa na América Latina"

Organizadores do dossiê:

Prazo de submissões: 31/10/2121.

Previsão para publicação: dezembro/2021.Dra. Ana Paula Domingos Baladeli (UFJ), Dr. Rinaldo Vitor da Costa (UNILA)

A visibilidade de perspectivas críticas de ensino de Língua Inglesa com foco no singular, no marginal, no fronteiriço, no outsider, no mestiço, no subversivo, desconstruindo estereótipos e visões eurocêntricas sobre os processos de ensino e aprendizagem na América Latina.

Ensinar e aprender Língua Inglesa está diretamente relacionado à lógica do status, da vantagem competitiva, ou seja, como fator de inclusão e exclusão, sobretudo na América Latina. “A língua está imersa em lutas sociais, econômicas e políticas e isso não pode ser deixado de fora da cena da sala de aula” (COX e ASSIS-PETERSON, 2001, p.20).

Tal ponto de partida nos mobiliza no sentido de considerarmos premente a ampliação do debate sobre a não neutralidade do discurso e do ensino de Língua Inglesa como resultado de ação intencional e política. Para tanto, assumimos a Pedagogia Crítica como pressuposto para a contestação e desconstrução de discursos que vinculam a Língua Inglesa como commodity (PEREIRA, 2015), e a aprendizagem desta como condição sine qua non para atuação na sociedade capitalista.

Esse dossiê recebe pesquisas básicas e aplicadas sobre o ensino de Língua Inglesa com foco na perspectiva crítica e política subjacente ao ensino. Para tanto, acolhe reflexões e ações críticas acerca; (i) de materiais didáticos em diferentes modalidades, (ii) da formação inicial e continuada de professores, (iii) de inteligibilidades sobre identidades de estudantes e professores de Língua Inglesa e (iv) de discursos homogeneizadores sobre língua e cultura, bem como análise de discursos de diretrizes e políticas públicas para o ensino de Língua Inglesa.

Além do dossiê temático, a revista também aceita artigos, resenhas e entrevistas nas áreas de Linguística e Literatura para compor a sua seção de temática livre.