Número especial comemorativo - 200 anos de Gonçalves Dias

2023-07-30

CHAMADA ABERTA

Dossiê:

CONTEXTOS SOCIAIS DO BRASIL E PORTUGAL E PRODUÇÕES ESCRITURÍSTICAS MULTITEMÁTICAS DE GONÇALVES DIAS (1823-1864).

Organização:

1. Solange Santana Guimarães Morais (UEMA);

2. Emanoel César Pires Assis (UEMA);

3. Francinaldo de Jesus Morais (SEDUC/MA).

Prazos para submissão: de 01/08 a 15/10.

Previsão de publicação: dezembro/2023.

O maranhense Gonçalves Dias (1823-1864) é um aclamado poeta que também se destaca por outros caminhos da escrita; percorre por vários gêneros textuais; demonstra que o seu interesse pelas Letras ocorre de forma eclética, dinâmica; apresenta riquezas de informações que alcançam áreas de estudos como Literatura, História, Geografia, Filosofia, Etnografia, Filologia e Teatro; e, oferece, assim, múltiplos recursos para pesquisas de cunho interdisciplinar. Um exemplo são suas “Cartas”, que se constituem em importantes documentos de análise tanto para a Literatura – linguagem, estilo, temática; como para os estudos historiográficos – cultura, política, economia e relações sociais do século XIX. Neste sentido, a partir destes entendimentos sobre as habilidades intelectuais do autor maranhense, o presente dossiê objetiva apresentar estudos que tratam das formas dos processos de produção, circulação e práticas escriturísticas de Gonçalves Dias sob a observância do seu jeito de ser e estar no mundo. Os trabalhos podem resultar de experiências literárias instigantes e reflexivas pelos autores. Como suporte teórico, as contribuições podem se valer, dentre outros, dos estudos de Pereira (1943), Candido (2006), Bandeira (1952), Dias (1971, 1979, 1998), Leal (1987), Moraes (1998) e Santos (2017). Para tanto, aceitam-se artigos relacionados aos “vários caminhos da escrita” de Gonçalves Dias aqui elencados.

Justificativa: Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. A cidade, suas instituições como ACL, IHGC, SEMEDUC, UEMA e indivíduos têm se mobilizado para as comemorações alusivas ao escritor e, ainda, em razão das festividades relacionadas à data em que ocorreu a Adesão de Caxias à independência do Brasil, no 01 de agosto de 1823. Trata-se, portanto, de um Dossiê que se soma às comemorações da feliz convergência dos aniversários dos bicentenários da cidade e do Poeta no próximo mês de agosto de 2023. 

[rodapé]

1.Doutora Solange Santana Guimarães Morais possui doutorado em Ciência da Literatura-UEMA/UFRJ (2014), mestrado em Teoria da Literatura-UFPE (2002), especialização em Leitura e produção de texto-PUC/MG (2000), graduação em Letras Licenciatura em Português/Literatura. Atualmente é Professora Adjunto, 40h, Diretora dos Cursos de Letras do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Maranhense. Docente do Mestrado em Letras/UEMA. Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa- CESC. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Letras do CESC/UEMA. Líder do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense-NuPLiM/CNPq-CESC/UEMA. Membro do CEP (Conselho de Ética em Pesquisa) da UEMA. Editora-Chefe da Revista de Letras Juçara, do Departamento de Letras do CESC-UEMA. Coordenadora da Liga Interdisciplinar dos Cursos de Letras-LICLE/CESC-UEMA. ORCiD: https://orcid.org/0000-0002-1902-4630. Email: sogemorais@gmail.com

2.Doutor Emanoel Cesar Pires de Assis possui graduação em Letras Licenciatura em Português/ Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Campus Caxias (2008). Mestre em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura em Meio Digital. Atualmente, interessa-se pelo estudo de narrativas digitais, literatura brasileira contemporânea, ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem de literatura e Teoria Literária. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Literatura, Arte e Mídias - LAMID. Editor Gerente da Revista de Letras Juçara- UEMA. Bolsista de produtividade em pesquisa - UEMA 2018-2019 e 2021-2022. Professor Adjunto III na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, está como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UEMA e atua também como professor no programa de pós-graduação em Letras da UFPI.

3. Mestre Francinaldo de Jesus Morais possui mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em História do Brasil (UEMA). Especialista em Avaliação Educacional (UFMA). Graduou-se em História no CESC-UEMA. Membro do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NuPLiM/CESC/UEMA) desde sua fundação em 2015. Publicou artigos isoladamente e em parcerias em revistas e livros.Trabalhou como Professor Substituto no CESC-UEMA; no programa PROCAD e PQD da UEMA e da UESPI. É atualmente professor de História da Educação Básica do Estado do Maranhão (SEDUC/MA); Prepara livro com poemas todos voltados/inspirados na sua amada Profa. Solange Morais. Interessa-se por Cultura Geral, Economia, Filosofia, Literatura e História. Nesta tem preferência pelos estudos da Presença Negra no Brasil. Email: francinaldo.jmorais@gmail.com