O USO METODOLÓGICO DA MÚSICA PARA A OTIMIZAÇÃO NO ENSINO DE LITERATURA
Resumo
O presente artigo intitula-se “O uso metodológico da música para otimização no ensino de Literatura” e tem por objetivo demonstrar a relevância das ações didáticas criativas com a utilização da música para despertar o interesse dos alunos pela disciplina em menção. Pode-se averiguar que o ensino de Literatura, muitas vezes, está desprovido de criatividade metodológica, não permitindo aos discentes ter uma aproximação consistente com a disciplina. É perceptível, no contexto escolar, que, com certa frequência, o trabalho didático com o texto literário fica limitado a certos procedimentos metodológicos que não envolvem os alunos de maneira que possam despertar interesse dos discentes; vários são os fatores que contribuem para que o ensino de literatura não seja desenvolvido de maneira satisfatória, dentre os quais se destaca a pouca prática de leitura entre os alunos e a ausência de metodologias mais instigantes e estimuladoras da aprendizagem discente. O artigo pauta-se uma pesquisa bibliográfica, tendo-se respaldo em trabalhos de estudiosos, entre eles podem-se destacar: Bréscia (2003), Silva (2003), Oliveira; Soares (2005), Cosson (2004), Cereja (2005), dentre outros. Tem-se, ainda, o relato, na parte final desse artigo, do desenvolvimento das ações metodológicas com o uso da música em uma turma pertencente a uma escola da rede pública estadual da cidade de Caxias-Maranhão.
PALAVRAS-CHAVE: Música. Literatura. Metodologias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.