A LITERATURA E O GÊNERO POESIA NO ÂMBITO DO ENSINO INFANTIL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Jucenilton Alves dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1450

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa tem a finalidade de provocar e suscitar, em quem possa lê-la, a percepção indispensável e necessária para o entendimento do processo e da dinâmica poética/literária dentro das instituições escolares, especificamente na educação infantil. Dessa forma, torna-se relevante uma vez que o interesse pela educação infantil e, em particular, pelo gênero poesia, nos estimula a uma reflexão sobre o momento atual da prática desse gênero na escola de ensino fundamental de nosso país. A poesia vem desempenhando, ao longo da história, um importante papel no desenvolvimento das crianças no que se refere à aprendizagem da leitura e escrita e os processos cognitivos, contribuindo para a aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercício pleno da oralidade. Sabe-se que a poesia pode ser uma grande contribuição para tornar a escola mais prazerosa e um ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem. Portanto, o objetivo desse estudo de ordem bibliográfica é investigar as contribuições que o uso da poesia pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e inserir as crianças no universo poético, familiarizando-as com a linguagem poética e com a forma gráfica dos textos poéticos.

 PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Ensino. Educação infantil. Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Jucenilton Alves dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduação e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Coordenador Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiruçu-Bahia. E-mail: jucenilton@gmail.com

 

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

DOS SANTOS, J. A. A LITERATURA E O GÊNERO POESIA NO ÂMBITO DO ENSINO INFANTIL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 34–45, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1450. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1450. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE