ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. MARCOS BAGNO

Autores

  • Silvio Profirio da Silva Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG.
  • Josete Marinho de Lucena Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1457

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma entrevista realizada com o Professor Dr. Marcos Bagno acerca dos contributos da Linguística, em prol do ensino de língua materna.

Biografia do Autor

Silvio Profirio da Silva, Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife/ Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG. E-mail: profirio.silvio@bol.com.br

Josete Marinho de Lucena, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV, atuando nos Cursos de Letras Português e Letras Libras, bem como no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – PPGLE. E-mail: josetemarinho.ufpb@gmail.com

Referências

ALBUQUERQUE, E. B. C.. Mudanças Didáticas e Pedagógicas no Ensino da Língua Portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BEZERRA, M. A.. Ensino de Língua Portuguesa e Contextos Teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A.. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 37-46.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 04 nov. 2017.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 03 nov. 2017.

NASCIMENTO, E. L.; ZIRONDI, M. I.. Gêneros Textuais em Práticas de Alfabetização e Letramento. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gêneros Textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. Campinas (SP): Pontes, 2014, v. 1, p. 145-168.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. R. S.; CAVALCANTE, M. B.. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. (Org.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 27-41.

SIGNORINI, I.. Complexidade linguística e ensino de Língua Portuguesa. In: MARÇALO, M. J.; LIMA-HERNANDES, M. C.; Esteves, E.; FONSECA, M. C.; GONÇALVES, O.; VILELA, A. L.; SILVA, A. A.. (Org.). Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora, PT: Universidade de Évora, 2010, p. 17-32. Disponível em: http://www.simelp2009.uevora.pt/pdf/slg14/06.pdf. Acesso em: 01 nov. 2017.

SILVA, S. P.. A Compreensão de Texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013): evolução histórica e perspectivas atuais em debate. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/9227/2/arquivoototal.pdf. Acesso em: 02 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

DA SILVA, S. P.; DE LUCENA, J. M. ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. MARCOS BAGNO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 152–161, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1457. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1457. Acesso em: 19 nov. 2024.