ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. MARCOS BAGNO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1457Resumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma entrevista realizada com o Professor Dr. Marcos Bagno acerca dos contributos da Linguística, em prol do ensino de língua materna.Referências
ALBUQUERQUE, E. B. C.. Mudanças Didáticas e Pedagógicas no Ensino da Língua Portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BEZERRA, M. A.. Ensino de Língua Portuguesa e Contextos Teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A.. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 37-46.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 04 nov. 2017.
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 03 nov. 2017.
NASCIMENTO, E. L.; ZIRONDI, M. I.. Gêneros Textuais em Práticas de Alfabetização e Letramento. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gêneros Textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. Campinas (SP): Pontes, 2014, v. 1, p. 145-168.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. R. S.; CAVALCANTE, M. B.. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. (Org.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 27-41.
SIGNORINI, I.. Complexidade linguística e ensino de Língua Portuguesa. In: MARÇALO, M. J.; LIMA-HERNANDES, M. C.; Esteves, E.; FONSECA, M. C.; GONÇALVES, O.; VILELA, A. L.; SILVA, A. A.. (Org.). Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora, PT: Universidade de Évora, 2010, p. 17-32. Disponível em: http://www.simelp2009.uevora.pt/pdf/slg14/06.pdf. Acesso em: 01 nov. 2017.
SILVA, S. P.. A Compreensão de Texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013): evolução histórica e perspectivas atuais em debate. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/9227/2/arquivoototal.pdf. Acesso em: 02 nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.