OS MECANISMOS ENUNCIATIVOS NO ESTUDO DO GÊNERO CRÔNICA
Resumo
Este artigo realiza a análise de uma crônica de crítica social, tendo como aporte teórico metodológico o Interacionismo Sociodiscursivo. Destacamos os mecanismos enunciativos que explicitam o jogo de vozes e que configuram o conteúdo temático abordado, considerando o contexto de produção e a arquitetura textual. Por esse viés, evidenciamos as estratégias argumentativas, descrevendo a construção dos mundos discursivos e o papel das vozes e modalizações na crônica “A informação veste hoje o homem de amanhã” de Carlos Eduardo Novaes”. Os resultados da análise fornecem indicações para a construção de uma leitura crítica a partir das operações linguístico-discursivas inscritas no texto.
Referências
BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sociodiscursivo. (Trad. Anna Rachel Machado). São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, Jean Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
FERREIRA. Simone Cristina Salviano. Afinal, o que é a crônica? In: TRAVALLIA, Luiz Carlos[et al.]. Gênero de texto: Caracterização e Ensino. Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 347-394.
HABERMAS. Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
MACHADO, Anna Rachel. Colaboração e crítica: possíveis ações do linguista na atividade educacional. In: ABREU-TARDELLI, Lília Santos; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009a. p. 43 a 70.
MACHADO. Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. (Re-)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológicado grupo ALTER-LAEL. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia; ABREU-TARDELLI,Lília Santos (Org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 31-77.
NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1994.
PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 1995, n.8-9, pp.77-96.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100007. Acesso em 27.04.2016.
PINTO, Rosalice. Agir e papéis actanciais em um gênero textual multimodal: estudos de caso. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 16, Dezembro 2014. (0. 140-157) Disponível em: < http://www.revistadiadorim.letras.ufrj.br/index.php/revistadiadorim/article/viewFile/367/324> Acesso em: 15.07.2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.