CHARGE: GÊNERO DISCURSIVO E SEU USO EM SALA DE AULA

Autores

  • Susy Ferreira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1469

Resumo

As charges acompanham e marcam época, servem para compreender o lado crítico do cenário político e social de cada sociedade e trazem o espírito de um tempo com suas diversas camadas de sentidos, seja o ideológico, cultural ou político, essas não são apenas um símbolo ou manifesto subjetivo do cartunista, mas uma representação de grupos sociais. As charges, como instrumento de reflexão e fonte/objeto de pesquisa podem ser consideradas e analisadas como produto da história, como resultado da técnica da produção de imagens e da própria imprensa. O professor, ao conduzir a análise das charges em sala de aula, está contribuindo para que os sujeitos da aprendizagem se apropriem das habilidades e competências para a prática da leitura e interpretação de textos. Partindo dos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (2003), sob a perspectiva da linguagem como construção social, dialógica, e os conceitos de gênero discursivo, o presente trabalho utilizará charges como gêneros que compõem o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Susy Ferreira Gomes

Mestra em História, com pesquisas sobre imporensa, didatura, abertura política, humor gráfico.

Referências

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

GOMES, S. F. CHARGE: GÊNERO DISCURSIVO E SEU USO EM SALA DE AULA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 137–152, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1469. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1469. Acesso em: 19 nov. 2024.