PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB

Autores

  • Poliana Mendes Martins UnB
  • Michelle Machado de Oliveira Vilarinho UnB

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1481

Resumo

O objeto de estudo é apresentação do texto dissertativo aos/às graduandos/as indígenas da UnB, com o objetivo de preparar aula e elaborar material didático sobre o tema. A motivação da pesquisa se dá em razão da dificuldade que os/as estudantes indígenas tem em produzir gêneros acadêmicos. A metodologia utilizada nessa pesquisa é baseada no método descritivo-analítico. Utilizamos como percurso metodológico os procedimentos de: a) elaboração de material didático com estratégias para produção da tipologia dissertativa; b) aplicação do material elaborado em sala de aula; c) avaliação dos resultados. Como resultado, identificamos que a tipologia dissertativa pode ser usada como ferramenta de aprimoramento da prática de produção textual de gêneros acadêmicos.

Biografia do Autor

Poliana Mendes Martins, UnB

Licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB.

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, UnB

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB); licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB; professora adjunta 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da UnB; pesquisadora do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) da UnB e coordenadora de tutoria do curso de Letras EaD da UnB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.

Referências

BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: M. Bakhtin. A estética da criação verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, p.277-326, 2000.

CALDAS-COULTHARD, Carmem Rosa. Caro colega: exclusão linguística e

sociedade. Discurso & Sociedad, v. 1, n. 2, p. 230-246, 2007.

Disponível em: <http://www.dissoc.org/ediciones/v01n02/DS1(2)Caldas-Coulthard.html>.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 3 ed.

Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.

FAULSTICH, Enilde. Como ler, entender e redigir um texto. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FIAD, Raquel Salek. A escrita na Universidade. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. especial, p. 357-369, 2011.Disponível em: http://www.abralin.org/revista/RVE2/14v.pdf. Acesso em: 02 set. 2013.

GABRIEL, Alice de Barros. A casa da diferença: feminismo e diferença sexual na filosofia de LuceIrigaray. 2009. 112 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 14. ed. Rio de Janeiro: Inst. de Doc. Fund. Getúlio Vargas, 1988.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário eletrônico Houaiss da

língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. CD-ROM.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Campo Grande: Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, 2014. Disponível em<http://www.uems.br/site/nehms/arquivos/53_2014-04-04_12-17-14.pdf>. Acesso em: 05 out. 2014. [Documento eletrônico]

NIEDERAUER, Márcia Elenita França. Universidade e universitários indígenas na internet: inclusões e exclusões no âmbito da representação. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filol. lingüíst. port., n. 8, p. 465-488, 2006. Tradução de Marcos Bagno. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/flp/images/arquivos/FLP8/Street.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2013.

VAL, Maria da Graça Costa Val. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

RESENDE, Viviane; RAMALHO, Viviane. Prática de textos. Brasília: Universidade de Brasília, 2013. [Documento eletrônico]

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

MARTINS, P. M.; VILARINHO, M. M. de O. PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–137, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1481. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1481. Acesso em: 19 nov. 2024.