MARLOW, PERSONAGEM-NARRADOR-AUTOR.
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1517Resumo
Este trabalho tem o objetivo de retornar à obra Lord Jim, de Joseph Conrad, destacando e mantendo o foco em sua força poética e em seu poder de entrelaçamento, vistos através de Marlow, que atua como personagem, narrador e autor. O texto analisa as diversas facetas de Marlow, em termos narrativos e poéticos, considerando seu diálogo com os outros personagens e com o leitor e também suas referências textuais ligada a outros autores, como William Shakespeare. Segundo a minha análise, a força da narrativa se dá por meio de uma rede de relações que abarca os personagens, narradores e “autores” da história em um mesmo lugar sem qualquer prioridade ou hierarquia entre eles.
Referências
Referências bibliográficas
BAL, Mieke. Teoría de la narrativa (Uma introducción a la narratologia). Segunda Edición. Catedra, Madrid – 1987.
BAKHTIN, Mikhail. From The Dialogic Imagination: Four Essays. In: Theory of the Novel: A Historical Approach, pgs. 321-353. Edited by Michael Mckeon. The Johns Hopkins University Press, Baltimore & London – 2000.
BANFIELD, Ann. From Unspeakable Sentences: Narration and Representation in the Language of Fiction. In: In: Theory of the Novel: A Historical Approach, pgs. 515-536. The Johns Hopkins University Press, Baltimore & London – 2000.
BATCHELOR, John. Lord Jim. Unwin Hyman Ltd, London – 1988.
BENJAMIN, Walter. O Narrador: Observações acerca da obra de Nicolau Lescov. In: Os Pensadores, pgs. 63-81. Abril S.A. Cultural e Industrial, São Paulo – 1980.
BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira de Danilo Marcondes. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro – 1997.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental. Tradução de Marcos Santarrita. Editora Objetiva, Rio de Janeiro – 1995.
CONRAD, Joseph. O Coração das Trevas. Tradução e Introdução de Marcos Santarrita. Ediouro, Rio de Janeiro – 1996.
_______________. Lord Jim. Tradução de Julieta Cupertino. Editora Revan, Rio de Janeiro – 2002.
GUETTI, James. Monologic and Dialogic Wittgenstein, Heart of Darkness, and Linguistic Skepticism. In: The Literary Wittgenstein, pgs. 251-266. Edited by John Gibson and Wolfgang Huemer. Routledge, London and New York – 2004.
KOGUT Lessa de Sá, Vivien. Fragmentos de viagem por Grande Sertão: Veredas e Lord Jim. Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras, PUC-RJ – 1997.
MILLER, Hillis. Poets of Reality Six Twentieth-Century Writers. Atheneum, New York – 1969.
PÁL, Peter. A Potência de Não: Linguagem e Política em Agamben. In: http://www.rizoma.net/interna.php?id=326&secao=artefato.
ROSA, João Guimarães. O recado do morro. In: No Urubuquaquá, no Pinhém, pgs. 27-105. 9ª edição. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro – 2001.
SHAKESPEARE, William. Hamlet, príncipe da Dinamarca. In: Obra Completa Volume I, pgs. 529-619. Estudo Crítico de C. J. Sisson; Ensaio Histórico, Cronologia e Nota Introdutória de Oscar Mendes; Sinopses, Dados Históricos e Notas de Rodapé a cada obra, de F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros. Editora Nova Aguilar, Rio de Janeiro – 1989.
______________________. Otelo, o mouro de Veneza. In: Obra Completa Volume I, pgs. 705-787. Estudo Crítico de C. J. Sisson; Ensaio Histórico, Cronologia e Nota Introdutória de Oscar Mendes; Sinopses, Dados Históricos e Notas de Rodapé a cada obra, de F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros. Editora Nova Aguilar, Rio de Janeiro – 1989.
______________________. Medida por Medida. In: Obra Completa Volume II, pgs. 136-202. Notas Introdutórias de Oscar Mendes. Editora Nova Aguilar, Rio de Janeiro – 1989.
______________________. Soneto VIII. In: Obra Completa Volume III, pg. 818. Tradução e Notas Introdutória, de Oscar Mendes. Editora Nova Aguilar, Rio de Janeiro – 1989.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas (Os Pensadores). Tradução de José Carlos Bruni, Editor: Victor Civita. Abril S.A. Cultural e Industrial, São Paulo – 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.