A ESTRUTURA “ENTRETANTO” NO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO: DE CONJUNÇÃO ADVERSATIVA A ELEMENTO ATIVADOR DE POLIFONIA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1533Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a estrutura linguística entretanto em quatro resumos acadêmicos. Para tal empreendimento, lançamos mão da Teoria da Argumentação na Língua (ANSCOMBRE e DUCROT, 1994) e (DUCROT, 1988). Nessa teoria, esse operador funciona como orientador dos discursos que possibilitam ao leitor produzir determinadas conclusões. A análise realizada no corpus constatou que o uso do operador argumentativo entretanto, no gênero resumo acadêmico, apresenta-se como principal estratégia argumentativa. Além disso, o operador analisado não funciona apenas como elemento de ligação de palavras e orações, mas também ativam pontos de vista diferentes, revelando o posicionamento do locutor responsável pelo texto.
PALAVRAS-CHAVE: Argumentação. Operador argumentativo. Resumo acadêmico. Polifonia.
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