DA ESCURIDÃO À CEGUEIRA DA LUZ: ENSAIOS SOBRE A CEGUEIRA EM ANDRÉ CARNEIRO E JOSÉ SARAMAGO

Autores

  • Gladson Fabiano de Andrade Sousa Universidade Federal do Maranhão - Campus Bacanga
  • Naiara Sales Araujo Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Campus Bacanga)
  • Rita de Cássia Oliveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1560

Resumo

Em 1963, o escritor brasileiro André Carneiro publica seu conto A escuridão, que traz a história de um fenômeno que desafia a ciência: toda fonte de luz, natural ou artificial, não ilumina mais. Sol, fósforos, lanternas se mostram inúteis; assim recai sobre a terra uma escuridão sem precedentes. Mais de trinta anos depois, o escritor português José Saramago lança seu Ensaio sobre a cegueira, romance que traz o drama de um mundo repentinamente afligido por uma epidemia referenciada como “cegueira branca”. Sobre estes semelhantes motes, os autores contemporâneos abrem seus universos ficcionais refletindo sobre a condição humana e como a sua natureza é revelada ao ruir das convenções político-sociais. O presente artigo tem como objetivo analisar os pontos de convergência e divergência entre as obras A escuridão e Ensaio sobre a cegueira, a partir da perspectiva da obra Dialética do esclarecimento (1944) de Adorno e Horkheimer, bem como das discussões acerca da Ficção Científica apresentadas pela crítica literária Elizabeth Ginway. Serão consultadas também os apontamentos do sociólogo Zygmunt Bauman (2003).

 

Palavras-chave: André Carneiro. José Saramago. Cegueira. Dialética do esclarecimento.

Biografia do Autor

Gladson Fabiano de Andrade Sousa, Universidade Federal do Maranhão - Campus Bacanga

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão - PPGLetras/UFMA. Graduação em Letras/Inglês - Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pesquisador filiado aos grupos: (1) FICÇA: Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital (CNPq), Coordenado pela Profa. Dra, Naiara Araújo dos Santos (UFMA). (2) GEPLIT: Grupo de Estudos em Paisagem e Literatura (CNPq), Coordenado pela Profa. Dra. Márcia Manir Miguel Feitosa (UFMA); Experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa. Professor da Secretária de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC-MA). Premiado no VIII Concurso Literário de Bento Gonçalves-RS. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de literatura fantástica e ficção científica.

Naiara Sales Araujo Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Campus Bacanga)

Possui Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2007), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Metropolitana de Londres (2008) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres (2013) e Pós-doutorado pela Universidade de Granada. Atualmente é professora da Universidade Federal do Maranhão onde é professora do mestrado acadêmico em Letras e professora de Língua e Literatura Inglesa na graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua e Literatura Estrangeira, Literatura e outras artes e Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, Literatura, ficção Científica, literatura e cinema e estudos pós-coloniais, Estudos Feministas. É lider do Grupo de Pesquisa FICÇA ( Ficção Científica, Gêneros Pós-Modernos e Representação Artísticas na Era Digital), Lider do Grupo de Pesquisa GEPELA ( Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguìstica Aplicada )coordenadora do Projeto de pesquisa Ficção Científica e Sociedade ( UFMA) e dos projetos de extensão Línguas e Cultura do Maranhão e Cursos de Línguas Estrangeiras.

Rita de Cássia Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Possui Graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Maranhão (1993), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta lV da Universidade Federal do Maranhão. É Professora Permanente do Mestrado em Letras-PGLetras, com linha de pesquisa em Hermenêutica e Literatura. É professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB -, com linha de pesquisa em Ensino de Filosofia na Educação Básica. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Francesa Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Tempo, História, Poesia, Metáfora, Educação e Ensino.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

SOUSA, G. F. de A.; SANTOS, N. S. A.; OLIVEIRA, R. de C. DA ESCURIDÃO À CEGUEIRA DA LUZ: ENSAIOS SOBRE A CEGUEIRA EM ANDRÉ CARNEIRO E JOSÉ SARAMAGO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 206–223, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1560. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1560. Acesso em: 27 abr. 2024.