EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA E DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1561Resumo
A participação da família no ambiente escolar é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Família e escola são os principais suportes com que a criança pode contar para enfrentar desafios, visto que, integradas e atentas podem detectar dificuldades de aprendizagem que ela possa apresentar, podendo contribuir de maneira eficiente em benefício da mesma. A família deve ser parceira, aliada à escola e aos professores, para juntos oferecerem um trabalho de envolvimento e cumplicidade nos assuntos relacionados ao ambiente escolar. O presente artigo tem como objetivo geral investigar de que forma o professor e demais profissionais da Educação devem atuar para consolidar a relação entre escola e família, uma vez que essa relação resultará em meios metodológicos e facilitadores de aprendizagem e cidadania. Para o êxito de qualquer pesquisa é necessária à escolha da metodologia a ser utilizada no decorrer da mesma. Assim, para realização deste trabalho utilizou-se uma abordagem qualitativa descritiva a partir de um referencial bibliográfico. Escola e família precisam se unir e juntas procurar entender o que é família, o que é Escola e como efetivar essa parceria tão significativa.Referências
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério das Comunicações, 1998.
______. Estatuto da Criança e do Adolescente 8069/90. Brasília. MEC 1990.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96.
Brasília. MEC, 1996.
ESTEVES, Jose M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. 27 ed. São Paulo, Cortez. Autores Associados, 1997;
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. 4ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. A Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos. Ed. Loyola. São Paulo, 2005.
PAROLIM, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares Fortaleza, 2003.
PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.
REIS, Risolene Pereira. In. Mundo Jovem, nº. 373. Fev. 2007, p.6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.