EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA E DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

Autores

  • Jucenilton Alves dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1561

Resumo

A participação da família no ambiente escolar é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Família e escola são os principais suportes com que a criança pode contar para enfrentar desafios, visto que, integradas e atentas podem detectar dificuldades de aprendizagem que ela possa apresentar, podendo contribuir de maneira eficiente em benefício da mesma.  A família deve ser parceira, aliada à escola e aos professores, para juntos oferecerem um trabalho de envolvimento e cumplicidade nos assuntos relacionados ao ambiente escolar. O presente artigo tem como objetivo geral investigar de que forma o professor e demais profissionais da Educação devem atuar para consolidar a relação entre escola e família, uma vez que essa relação resultará em meios metodológicos e facilitadores de aprendizagem e cidadania. Para o êxito de qualquer pesquisa é necessária à escolha da metodologia a ser utilizada no decorrer da mesma. Assim, para realização deste trabalho utilizou-se uma abordagem qualitativa descritiva a partir de um referencial bibliográfico. Escola e família precisam se unir e juntas procurar entender o que é família, o que é Escola e como efetivar essa parceria tão significativa.

Biografia do Autor

Jucenilton Alves dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduação e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: jucenilton@gmail.com

 

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Publicado

2018-07-31

Como Citar

DOS SANTOS, J. A. EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA E DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 42–53, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1561. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1561. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE