LITERATURA FANTÁSTICA: O HORROR E O ROMANTISMO DE ALVARES DE AZEVEDO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1585Resumo
O presente trabalho analisa o conto Solfieri de Manuel Antônio Álvares de Azevedo para apresentar as influências sofridas pelo narrador que criou sua personagem baseada em uma figura amplamente representada nas Literaturas Góticas do século XVIII. Para que fosse possível estudar o conto, foi realizado um estudo sobre o Fantástico, tendo como base as teorias de Todorov (2014) o qual faz uma análise estruturalista das características das narrativas Fantásticas dividindo-as em Fantástico, Estranho e Maravilhoso. Para conceituar os contos de Horror foram utilizadas as teorias de Lovecraft (2004), o qual situa o Horror e o sobrenatural na Literatura e Ceserani (2006), no qual se observa que o conto Fantástico envolve o leitor, levando a um ambiente real onde, as possibilidades são aceitáveis, pois só assim será possível disparar os mecanismos que causam o medo que é a principal intenção dos contos de Horror. Bosi (2006), destaca a influência do Romantismo europeu na literatura brasileira, fazendo de Azevedo um representante da Geração Byroniana no Brasil.
Referências
AZEVEDO, Á. Noite na Taverna. Porto Alegre: L&PM, 2014.
AZEVEDO, Á. Lira dos Vinte Anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
BELINATO, A. ; COQUEIRO, W . O contraste da figura da morte nos contos 'Sofiere', de Álvares de Azevedo, e 'A morte de máscara rubra', de Edgar Allan Poe. In: VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013, Campo Mourão. VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013. p. 1-11
BOSI, A. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
CALVINO, I. Contos fantásticos do século XIX : o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CAVALCANTE, M. A presença do BYRONISMO na produção literária de Álvares de Azevedo. RevLet – Revista Virtual de Letras. Jataí. V. 1, n.1, p. 01-16, 2009.
CESERANI, R. O fantástico. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
FRANÇA, J. Terror, Horror e Repulsa: Stephen King e o cálculo da recepção. In: IV Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional: tensões entre o sólito e o insólito, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional: tensões entre o sólito e o insólito. Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts, 2008. v. 1. p. 115-121.
GOMES, E. A escrita na história da humanidade. Manaus: Dialógica, 2007.
GOTLIB, N. B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006
KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2012.
LOVECRAFT, H. P. O Horror Sobrenatural na Literatura. Rio de janeiro: Francisco Alves Editora, 2004.
TODOROV, T. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2014.
WAlPOLE, Horace. O Castelo de Otranto. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.