LITERATURA FANTÁSTICA: O HORROR E O ROMANTISMO DE ALVARES DE AZEVEDO

Autores

  • Débora Carvalho Ramos Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Wellingson Valente dos Reis Instituto Federal do Pará - IFPA http://orcid.org/0000-0002-0119-3356
  • José Guilherme de Oliveira Castro Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1585

Resumo

O presente trabalho analisa o conto Solfieri de Manuel Antônio Álvares de Azevedo para apresentar as influências sofridas pelo narrador que criou sua personagem baseada em uma figura amplamente representada nas Literaturas Góticas do século XVIII. Para que fosse possível estudar o conto, foi realizado um estudo sobre o Fantástico, tendo como base as teorias de Todorov (2014) o qual faz uma análise estruturalista das características das narrativas Fantásticas dividindo-as em Fantástico, Estranho e Maravilhoso. Para conceituar os contos de Horror foram utilizadas as teorias de Lovecraft (2004), o qual situa o Horror e o sobrenatural na Literatura e Ceserani (2006), no qual se observa que o conto Fantástico envolve o leitor, levando a um ambiente real onde, as possibilidades são aceitáveis, pois só assim será possível disparar os mecanismos que causam o medo que é a principal intenção dos contos de Horror. Bosi (2006), destaca a influência do Romantismo europeu na literatura brasileira, fazendo de Azevedo um representante da Geração Byroniana no Brasil.

Biografia do Autor

Débora Carvalho Ramos, Instituto Federal do Pará - IFPA

Graduada em Letras, com Habilitação Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal do Pará- IFPA. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência- PIBID Letras de 2014 a 2016 no Instituto Federal do Pará.

Wellingson Valente dos Reis, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutorando e Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pelo PPGCLC da Universidade da Amazônia (UNAMA). Bolsista Prosup/ Capes. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (GIPACE - IFPA) e do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (GITA - UNAMA). Professor do Instituto Federal do Pará – Campus Belém (IFPA).

José Guilherme de Oliveira Castro, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (GITA - UNAMA). Professor titular da Universidade da Amazônia (UNAMA) atuando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura.

Referências

AZEVEDO, Á. Noite na Taverna. Porto Alegre: L&PM, 2014.

AZEVEDO, Á. Lira dos Vinte Anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

BELINATO, A. ; COQUEIRO, W . O contraste da figura da morte nos contos 'Sofiere', de Álvares de Azevedo, e 'A morte de máscara rubra', de Edgar Allan Poe. In: VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013, Campo Mourão. VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013. p. 1-11

BOSI, A. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

CALVINO, I. Contos fantásticos do século XIX : o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CAVALCANTE, M. A presença do BYRONISMO na produção literária de Álvares de Azevedo. RevLet – Revista Virtual de Letras. Jataí. V. 1, n.1, p. 01-16, 2009.

CESERANI, R. O fantástico. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.

FRANÇA, J. Terror, Horror e Repulsa: Stephen King e o cálculo da recepção. In: IV Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional: tensões entre o sólito e o insólito, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional: tensões entre o sólito e o insólito. Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts, 2008. v. 1. p. 115-121.

GOMES, E. A escrita na história da humanidade. Manaus: Dialógica, 2007.

GOTLIB, N. B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2012.

LOVECRAFT, H. P. O Horror Sobrenatural na Literatura. Rio de janeiro: Francisco Alves Editora, 2004.

TODOROV, T. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2014.

WAlPOLE, Horace. O Castelo de Otranto. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

RAMOS, D. C.; REIS, W. V. dos; CASTRO, J. G. de O. LITERATURA FANTÁSTICA: O HORROR E O ROMANTISMO DE ALVARES DE AZEVEDO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 278–297, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1585. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1585. Acesso em: 19 abr. 2024.