MEMÓRIA E IDENTIDADE NA TESSITURA DO EU FEMININO EM DESPIDA, DE INÊS PEREIRA MACIEL

Autores

  • Rhusily Reges da Silva Lira Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon
  • Silvana Maria Pantoja dos Santos Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon; Universidade Estadual do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1603

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre memória e identidade na representação da figura feminina na obra Despida, da escritora maranhense Inês Pereira Maciel. A relação entre memória e identidade perpassa pela condição do sujeito de retraçar episódios dispersos do seu passado, como uma tentativa de compreensão de si mesmo. Para tanto, os episódios compartilhados com os membros da família, os emblemas (fotografias, objetos da sala de estar, dos quartos, as flores do jardim), bem como os lugares de vivências individuais e coletivas, em constante interação com o meio, as pessoas e com a vida, são aspectos salutares na ressignificação do vivido do eu que se pronuncia. A pesquisa é qualitativa, fundamentada na visão de Maurice Halbwachs (2006), Eclea Bosi (2003), Joel Candau (2012), no que se refere à memória; para a construção da identidade feminina usamos o pensamento de Zinani (2006), Rocha-Coutinho (1994), dentre outros. A obra Despida engloba poemas que tratam de perdas, tristezas, mas, sobretudo dos afetos do eu lírico feminino em torno dos elementos constitutivos da sua condição de existência, perpassando por uma subjetividade que evidencia a condição de ser mulher.

Biografia do Autor

Rhusily Reges da Silva Lira, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon

Graduanda do Curso de Letras Português da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon. Pesquisadora na área de "Memória e Identidade na Literatura"; Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq.

Silvana Maria Pantoja dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon; Universidade Estadual do Piauí.

Professora Doutora de Literaturas de Lingua Portuguesa da UEMA/UESPI; E do mestrado acadêmico em Letras - UEMA/UESPI; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Literatura e Linguagem - LITERLI.

Referências

BACHELAR, Gaston. A poética do espaço. São Paulo. Martins Fontes, 1993.

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

MACIEL, Inês Pereira. Despida. 2ª ed. Caxias: Gráfica & Editora JM Ltda, 2014.

ROCHA-COUTINHO. Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Identidade e Memória ou As fraturas do tempo em Despida, de Inês Pereira Maciel. In: MENDES MACÊDO DE, A; ARAÚJO SILVA DA, J. (Orgs) Diálogos de genêro e representações literárias. Teresina: EDUFPI, 2012, p. 359-372.

ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Literatura e gênero: a construção da identidade feminina. Caxias do Sul, Rs. Educs, 2006.

________. Trajetórias de literatura e gênero: territórios reinventados. Caxias do Sul, Rs. Educs, 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

DA SILVA LIRA, R. R.; PANTOJA DOS SANTOS, S. M. MEMÓRIA E IDENTIDADE NA TESSITURA DO EU FEMININO EM DESPIDA, DE INÊS PEREIRA MACIEL. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 102–111, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1603. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1603. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE