CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS PAUTADO NOS GÊNEROS E SUAS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

  • Rosangela Oro Brocardo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
  • Terezinha Da Conceição Costa Hübes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1701

Resumo

Nas últimas décadas os gêneros cada vez mais vêm sendo reconhecidos como práticas sociais de interação verbal, modos de agir socialmente mediados pela linguagem. Essa ideia causou/causa profundos reflexos em pesquisas nos mais diversos lugares e campos, além de suas implicações serem exploradas em diversos níveis. Esses estudos geraram diferentes abordagens e tradições que influenciaram nossa compreensão de gêneros e têm servido de base para a proposição de encaminhamentos metodológicos diversos neles fundamentados. A partir disso, considerando o panorama da Linguística Aplicada (LA), objetivamos refletir sobre o papel dos gêneros e apresentar apontamentos sobre as principais perspectivas (no Brasil e no exterior) de sua elaboração didático-metodológica no contexto de ensino de línguas. Nossa busca por elaborar uma compreensão responsiva relativa a esse universo tem como fundamento a preocupação em nos aproximarmos de uma atividade em sintonia com a LA, que colabore de algum modo para o apontamento de caminhos para a resolução de problemas linguísticos socialmente relevantes, nesse caso, a questão do ensino de LP no Brasil pautado nos gêneros e suas perspectivas de potencialização da mobilidade dos alunos em suas esferas sociais de circulação.

Palavras-chave: Gêneros textuais/discursivos. Ensino e aprendizagem de línguas. Encaminhamentos didático-metodológicos.

Biografia do Autor

Rosangela Oro Brocardo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel; Pesquisadora na área de Linguística Aplicada, nos campos teóricos em diálogo com os estudos bakhtinianos e suas possíveis relações com o ensino de Língua Portuguesa. Email: rosangela.oro@gmail.com

Terezinha Da Conceição Costa Hübes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – nível de Mestrado e Doutorado – e do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); email: tehubes@gmail.com

 

Referências

BAKHTIN, M. [1979]. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

_____. [1929]. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi.] 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

_____. [1929]. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.

_____.[1975]. Questões de literatura e de estética: A teoria do romance. Tradução do russo por Aurora Formoni Bernardini et al. 6.ed. São Paulo: Hucitec, 2010b.

BARBOSA. J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de língua portuguesa. Tese de doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2001.

BAWARSHI, A. S. & REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito Gomes Bezerra[et al.]. 1. ed. São Paulo: Parábola, [2010] 2013.

BAZERMAN, C. Shaping written knowledge: the genre and activity of experimental article in Science. Madison: The University of Wisconsin Press, 1988.

______. Gêneros textuais, tipificação e interação. Judith C. Hoffnagel; Ângela P. Dionísio (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2005.

BEZERRA, B. G. A propósito da “síntese brasileira” nos estudos de gêneros. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 24, n.2, p. 465-491, 2016.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRONCKART, J.P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

______. Atividades de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Org. e trad.de Anna Rachel Machado et al. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2006.

BORGES, F. Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG/ALAB. V. 12, n. 1, p. 119-140. 2012.

BUNZEN, C. O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna. Covre et al. Quimera e a peculiar atividade de formalizar a mistura do nosso café com o revigorante chá de Bakhtin. São Carlos: Grupos de Estudos dos Gêneros do Discurso. 2004, p.221-257.

CARVALHO, G. Gênero como ação social em Miller e Bazerman: o conceito, uma sugestão metodológica e um exemplo de aplicação. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Desirré (orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p.130-149.

COPE, B., KALANTZIS, M. The powers of Literacy: A Genre Approach to Teaching Writing. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 1993.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Modelo Didático de Gênero como instrumento de formação de professores. In: Meurer, José Luiz; Motta-Roth, Désirée (orgs). Gêneros Textuais e práticas discursivas – Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2002.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim., e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

FREEDMAN, A. Beyond the text: towards understanding the teaching and learning of genres. In: TESOL QUATERLY, Vol. 33, nº 4, 1999.

HALLIDAY, M. Literacy and linguistics: a functional perspective. In: Hasan & Williams (Orgs.) Literacy in Society. London: Longman. ______. Language as social semiotic – the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. & HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: OUP, 1989.

KLEIMAN, A. B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA-LOPES (org). Linguística Aplicada na modernidade recente. ed. São Paulo: Parábola, 2013. p. 39-58.

MACHADO, A. R.; CRISTÓVÃO, V. L. L. A Construção de Modelos Didáticos de Gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso – LemD – Tubarão, v.6, n.3, p. 547-573, set/dez. 2006.

MACHADO, A. R.; GUIMARÃES, A. M. M. O Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (Orgs) Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. 1ª ed. Campinas, São Paulo: Editora Mercado de Letras, 2009. Pag. 17-42.

MARTIN, J. R. Analysing Genre: Funcional Parameters. In: CHRISTIE, F., MARTIN, J. R. (orgs). Genre and Institutions: Social Processes in the Workplace and School. London: Cassel, 1997, p. 3-39.

______. A contextual Theory of Language. In: COPE, B., KALANTZIS, M. (orgs) The powers of Literacy: A Genre Approach to Teaching Writing. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 1993.

MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

MILLER, C. Genre as social action. In: FREEDMAN & MEDWAY (orgs). Genre and the New Rhetoric. London, Taylor & Francis Publishers, [1984] 1994.

______. Gênero Textual, Agência e Tecnologia. Recife: Universitária da UFPE, 2008.

MOTTA-ROTH, D. Análise Crítica de Gêneros: contribuições para o ensino e pesquisa de linguagem. In: D.E.L.T.A., 24:2, 2008, 341-383.

OLIVER, R. Another look at genre in the teaching of writing. IFTE Conference The power of language, Warwick, 1999.

ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Desirré. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p.184-207.

______. Gêneros de discurso/texto como objeto de ensino de línguas: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, I. (org) (Re)discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008, 73-108.

SWALES, J. M. A text and its commentaries: toward a reception history of “Genre in three traditions” (Hyon, 1996). Ibérica, n. 24, p. 103-116, 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

BROCARDO, R. O.; COSTA HÜBES, T. D. C. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS PAUTADO NOS GÊNEROS E SUAS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 230–255, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1701. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1701. Acesso em: 18 abr. 2024.