CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS PAUTADO NOS GÊNEROS E SUAS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

  • Rosangela Oro Brocardo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
  • Terezinha Da Conceição Costa Hübes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1701

Resumo

Nas últimas décadas os gêneros cada vez mais vêm sendo reconhecidos como práticas sociais de interação verbal, modos de agir socialmente mediados pela linguagem. Essa ideia causou/causa profundos reflexos em pesquisas nos mais diversos lugares e campos, além de suas implicações serem exploradas em diversos níveis. Esses estudos geraram diferentes abordagens e tradições que influenciaram nossa compreensão de gêneros e têm servido de base para a proposição de encaminhamentos metodológicos diversos neles fundamentados. A partir disso, considerando o panorama da Linguística Aplicada (LA), objetivamos refletir sobre o papel dos gêneros e apresentar apontamentos sobre as principais perspectivas (no Brasil e no exterior) de sua elaboração didático-metodológica no contexto de ensino de línguas. Nossa busca por elaborar uma compreensão responsiva relativa a esse universo tem como fundamento a preocupação em nos aproximarmos de uma atividade em sintonia com a LA, que colabore de algum modo para o apontamento de caminhos para a resolução de problemas linguísticos socialmente relevantes, nesse caso, a questão do ensino de LP no Brasil pautado nos gêneros e suas perspectivas de potencialização da mobilidade dos alunos em suas esferas sociais de circulação.

Palavras-chave: Gêneros textuais/discursivos. Ensino e aprendizagem de línguas. Encaminhamentos didático-metodológicos.

Biografia do Autor

Rosangela Oro Brocardo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel; Pesquisadora na área de Linguística Aplicada, nos campos teóricos em diálogo com os estudos bakhtinianos e suas possíveis relações com o ensino de Língua Portuguesa. Email: rosangela.oro@gmail.com

Terezinha Da Conceição Costa Hübes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – nível de Mestrado e Doutorado – e do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); email: tehubes@gmail.com

 

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

BROCARDO, R. O.; COSTA HÜBES, T. D. C. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS PAUTADO NOS GÊNEROS E SUAS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 230–255, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1701. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1701. Acesso em: 19 nov. 2024.