A DUPLA ARTICULAÇÃO DE TRADIÇÃO E RUPTURA NA CANÇÃO DE RAPADURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1708

Resumo

A produção artística do Nordeste posterior ao advento do Modernismo brasileiro, quando analisada, permite ao seu estudioso postular para essa região a hipótese de um conceito de modernidade bastante diverso daquele apresentado pelo restante da arte moderna brasileira. O Nordeste, enquanto região mais pobre do Brasil, se encontra numa espécie de periferia econômica e cultural que, ao longo do tempo, foi retratada pelos textos artísticos, acadêmicos e jornalísticos através de estereótipos e discursos preconceituosos que o reduziram ao “lugar do atraso”.  A partir da obra do jovem rapper cearense RAPadura, o presente artigo pretende analisar como as canções de seu EP Fita embolada do engenho – Rapadura na boca do povo, de 2010, (re)elaboram o discurso da tradição, historicamente construído para caracterizar a cultura nordestina e o afina com o discurso do protesto e da ruptura, inerente ao gênero musical rap, contrapondo-se, assim, às visões reducionistas e preconceituosas sobre o Nordeste, ao mesmo tempo que reafirma e valoriza as tradições e práticas que enriquecem e definem seu povo.

Biografia do Autor

Nathalia Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Graduada em Letras - Francês e Mestra em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Estudos Literários pela mesma instituição; tem como interesse de pesquisa a literatura contemporânea e a canção brasileiras, bem como suas interfaces e a produção cultural nordestina nesses segmentos, como evidenciam seu Trabalho de Conclusão de Curso (BELCHIOR E ANTÔNIO TORRES: DUAS EXPRESSÕES DA MESMA REALIDADE) e sua Dissertação de Mestrado (CANTANDO HISTÓRIAS: A NARRATIVIDADE DA CANÇÃO POPULAR NA TRILOGIA DE ANTÔNIO TORRES). Faz parte do projeto Cancioneiros, grupo que realiza palestras, saraus e atividades pedagógicas e artísticas em escolas, faculdades, feiras e eventos, tendo como base o trabalho com a canção popular brasileira, abordada a partir de diversos temas, enfoques e diálogos possíveis (www.facebook.com/cancioneiros).

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

PINTO, N. A DUPLA ARTICULAÇÃO DE TRADIÇÃO E RUPTURA NA CANÇÃO DE RAPADURA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 73–91, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1708. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1708. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE