A DUPLA ARTICULAÇÃO DE TRADIÇÃO E RUPTURA NA CANÇÃO DE RAPADURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1708

Resumo

A produção artística do Nordeste posterior ao advento do Modernismo brasileiro, quando analisada, permite ao seu estudioso postular para essa região a hipótese de um conceito de modernidade bastante diverso daquele apresentado pelo restante da arte moderna brasileira. O Nordeste, enquanto região mais pobre do Brasil, se encontra numa espécie de periferia econômica e cultural que, ao longo do tempo, foi retratada pelos textos artísticos, acadêmicos e jornalísticos através de estereótipos e discursos preconceituosos que o reduziram ao “lugar do atraso”.  A partir da obra do jovem rapper cearense RAPadura, o presente artigo pretende analisar como as canções de seu EP Fita embolada do engenho – Rapadura na boca do povo, de 2010, (re)elaboram o discurso da tradição, historicamente construído para caracterizar a cultura nordestina e o afina com o discurso do protesto e da ruptura, inerente ao gênero musical rap, contrapondo-se, assim, às visões reducionistas e preconceituosas sobre o Nordeste, ao mesmo tempo que reafirma e valoriza as tradições e práticas que enriquecem e definem seu povo.

Biografia do Autor

Nathalia Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Graduada em Letras - Francês e Mestra em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Estudos Literários pela mesma instituição; tem como interesse de pesquisa a literatura contemporânea e a canção brasileiras, bem como suas interfaces e a produção cultural nordestina nesses segmentos, como evidenciam seu Trabalho de Conclusão de Curso (BELCHIOR E ANTÔNIO TORRES: DUAS EXPRESSÕES DA MESMA REALIDADE) e sua Dissertação de Mestrado (CANTANDO HISTÓRIAS: A NARRATIVIDADE DA CANÇÃO POPULAR NA TRILOGIA DE ANTÔNIO TORRES). Faz parte do projeto Cancioneiros, grupo que realiza palestras, saraus e atividades pedagógicas e artísticas em escolas, faculdades, feiras e eventos, tendo como base o trabalho com a canção popular brasileira, abordada a partir de diversos temas, enfoques e diálogos possíveis (www.facebook.com/cancioneiros).

Referências

ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.

ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. A feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura popular (Nordeste – 1920-1950). São Paulo: Intermeios, 2013.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Rio de Janeiro: Record, 2001.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012.

DRAPER III, Jack A. Forró e regionalismo redentor no Nordeste brasileiro: música popular em uma cultura de migração. São Paulo: Intermeios, 2014.

FREYRE, Gilberto. Manifesto Regionalista. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/freyre/freyre.pdf. Acesso em 29/07/2018 .

KEHL, Maria Rita. Radicais, Raciais, Racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo. São Paulo em Perspectiva, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v13n3/v13n3a12.pdf. Acesso em 28/07/2018.

SALGADO, Marcus Rogério. Entre ritmo e poesia: rap e literatura oral urbana. Scripta, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/297678996_Entre_ritmo_e_poesia_rap_e_literatura_oral_urbana. Acesso em 27/07/2018.

SANTOS, Francisco Igor Almeida dos. Fita embolada do engenho- Rapadura na boca do povo. Direção artística: RAPadura. D’Engenho Produções: 2010. 1 CD.

SANTOS, Francisco Igor Almeida dos. O rap cearense de RAPadura. Entrevista concedida ao site Brasil de Fato em 23/09/2012. Disponível em: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-rap-cearense-de-rapadura. Acesso em 01/08/2018.

VASCONCELOS, Cláudia Pereira. Ser-Tão baiano: o lugar da sertanidade na configuração da identidade baiana. Salvador: EDUFBA, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

PINTO, N. A DUPLA ARTICULAÇÃO DE TRADIÇÃO E RUPTURA NA CANÇÃO DE RAPADURA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 73–91, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1708. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1708. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE