DE ANJO DO LAR A ÍCONE PROTOFEMINISTA: OS PROBLEMAS DA APLICAÇÃO DE UMA ABORDAGEM BIOGRÁFICA-HISTORICISTA À OBRA DE EMILY DICKINSON
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1712Resumo
Este artigo busca apontar os problemas da predominância de uma abordagem biográfica-historicista na recepção da poesia de Emily Dickinson por leitores, jornalistas e críticos literários. O fato de a obra da poeta já ter sido anunciada por seus editores e resenhistas originais (Cf. THE NEW YORK TIMES, 1894) como uma ilustração das inclinações e traços de personalidade da autora engessou a apreensão de uma obra poética extensa, complexa e heterogênea. A investigação centrada na intenção da autora estreita as possibilidades de análise da estrutura, sintaxe e conteúdo semântico de cada poema. Neste sentido, este trabalho objetiva expor alguns dos principais problemas gerados pela recepção da obra de Dickinson a partir de uma perspectiva histórica-biográfica fundada nos moldes preconizados por Charles Sainte-Beuve em “Sobre o meu método” (1862). A fim de argumentar a favor dos benefícios da leitura da obra de Dickinson a partir de uma perspectiva predominantemente formalista, apresentaremos um breve panorama de estudos onde a obra da artista foi condicionada pelo entendimento que seus leitores e críticos faziam da sua biografia, expondo falhas decorrentes deste procedimento e as vantagens de uma abordagem crítica que se engaje com a materialidade do texto. Defenderemos, por conseguinte, uma leitura dos poemas que não tome dados biográficos da poeta como ponto de partida. Entendemos ser mais interessante observar como a poesia de Dickinson se insere na tradição literária anglófona dialogando com obras que a influenciaram não apenas no nível semântico e temático, mas na estrutura métrica e rítmica.
Referências
BANDEIRA, Manuel. Poesia norteamericana. In: A Manhã. 4 Jul. 1942. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=116408&pesq=emily%20dickinson&pasta=ano%20194>. Acesso em: 22 ago. 2018.
CAPPS, Jack L. Emily Dickinson's reading, 1836-1886. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1966.
DICKINSON, Emily; MILLER, Cristanne (Ed.). Emily Dickinson’s Poems: As She Preserved Them. Cambridge, MA: Belknap Press, 2016.
DICKINSON, Emily; FRANKLIN, R. W. (Ed.). The Poems of Emily Dickinson. (Reading Edition). Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University, 1999.
DICKINSON, Emily; JOHNSON, Thomas. H. (Ed.). The Letters of Emily Dickinson. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University, 1958.
DRUMMOND, Pizarro. A “Solitud” de Emily Dickinson. In: Correio da Manhã. 29 set. 1946. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=089842_05&PagFis=33350&Pesq=emily%20dickinson>. Acesso em: 22 ago. 2018.
ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In: ______. Ensaios. São Paulo: Art, 1989. p. 37-48. (1919).
EMILY DICKINSON MUSEUM. The Publication Issue. 2009. Disponível em: <https://www.emilydickinsonmuseum.org/publication_question>. Acesso em: 22 ago. 2018.
FINCH, Annie. My Father Dickinson: On Poetic Influence. The Emily Dickinson Journal, v. 17, n. 2, p. 24-38, 2008.
FINNERTY, Páraic. ‘It Does Not Mean Me, But a Supposed Person’: Browning, Dickinson, and the Dramatic Lyric. Comparative American Studies An International Journal, v. 12, n. 4, p. 264-281, 2014.
GORDON, Lyndall. Lives Like Loaded Guns: Emily Dickinson and Her Family's Feuds. Nova York: Penguin, 2010.
GUBAR, Susan; GILBERT, Sandra. The madwoman in the attic: The woman writer and the nineteenth-century literary imagination. New Haven: Yale University Press, 1979.
LANDAU, Samantha. Haunted Homes and Uncanny Spaces: The Gothic in the Poetry of Emily Dickinson. 人文科学研究 (キリスト教と文化)= Humanities: Christianity and Culture, n. 46, p. 357-403, 2015.
MILLER, C. Dickinson's Structured Rhythms. In: SMITH, M. N.; LOEFFELHOLZ, M. (Ed.) A Companion to Emily Dickinson. Malden: John Wiley & Sons, 2008. p. 391-414.
QUEIROZ, Wenceslau de. O Perigo Feminista. In: Correio Paulistano. 16 jun. 1906. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_06&pesq=emily%20dickinson&pasta=ano%20190>. Acesso em: 24 ago. 2018.
RICH, Adrienne. On lies, secrets, and silence: Selected prose 1966-1978. Nova York: WW Norton & Company, 1995.
ROSS, Christine. Uncommon Measures: Emily Dickinson's Subversive Prosody. The Emily Dickinson Journal, v. 10, n. 1, p. 70-98, 2001.
SAINTE-BEUVE, Charles-Augustin. Sobre o meu método (1862). In: SOUZA, Roberto Acízelo de (Org.). Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922). Chapecó: Argos, 2011. p. 520-7.
SEWALL, Richard. The Continuing Presence of Emily Dickinson. In: In: MILLER, C.; HAGENBÜCHLE, R.; GRABHER, G. M. (Ed.) The Emily Dickinson Handbook. Cambridge, MA: University of Massachusetts Press. 1998. p. 3-10.
SEWALL, Richard Benson. The Life of Emily Dickinson. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1994.
SMALL, Judy Jo. Positive as sound: Emily Dickinson's rhyme. Athens: University of Georgia Press, 1990.
THE NEW YORK TIMES. NEW PUBLICATIONS; BIOGRAPHY AND MEMOIRS Emily Dickinson's Letters. LETTERS OF EMILY DICKINSON. Edited by Mabel Loomis Todd. Two volumes, Boston: Roberts Brothers. $1 per volume. In: The New York Times. 25 nov. 1894. Disponível em: < https://www.nytimes.com/1894/11/25/archives/new-publications-biography-and-memoirs-emily-dickinsons-letters.html>. Acesso em: 24 ago. 2018.
WARDROP, Daneen. Emily Dickinson's Gothic: Goblin with a Gauge. Iowa: University of Iowa Press, 1996.
WEISBUCH, Robert. Prisming Dickinson; or, Gathering Paradise by Letting Go. In: MILLER, Cristanne.; HAGENBÜCHLE, Roland.; GRABHER, Gudrun. M. (Ed.) The Emily Dickinson Handbook. Cambridge, MA: University of Massachusetts Press, 1998. p. 197-223.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.