ENSINO DE LÍNGUAS SOB PERSPECTIVA ESTILÍSTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1744Resumo
O presente trabalho delimita como objeto de estudo o ensino de línguas sob perspectiva da estilística bakhtiniana, no âmbito das Ciências Humanas, na medida em que versa sobre as contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem para a produção de discursos no campo político brasileiro. Esses estudos visam ao ensino e aprendizagem de leituras dialógicas e se pautam pela teoria dialógico-discursiva de Bakhtin e o Círculo (2011, 2009, 2012), assim como por propostas teóricas de Almeida (2013). As pesquisas refletem a perspectiva teórico-metodológica da linguagem em movimento, fundamentando-se nas categorias tom emotivo-volitivo, discurso de outrem e relações dialógicas para propor um ensino de línguas baseado na estilística bakhtiniana. Para concretização analítica, selecionamos dois memes como proposta de uso em sala de aula, pelo prisma do estilo proposto por Bakhtin enquanto elemento constitutivo do enunciado. Na medida em que as investigações fomentam discussões sobre a relação entre teorias do discurso e o contemporâneo ensino de gramática, demonstra-se como essa proposta torna-se eficaz para alcance da compreensão responsiva ativa por parte do(s) leitor(es). Nessa perspectiva, os resultados revelam a importância desses estudos para a formação de alunos e professores cada vez mais críticos e reflexivos, privilegiando a expressão de seus pontos de vista. Eis o que define a prática de ensino dialógico, que politiza, que emancipa, que oportuniza a promoção de competências leitoras.
Referências
ALMEIDA, Maria de Fátima. O desafio de ler e escrever na escola: experiências com formação docente. João Pessoa: Ideia, 2013.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016.
______. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015.
______. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: 34, 2013.
______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
______; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira e colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BRAIT, Beth. Introdução. Alguns pilares da arquitetura bakhtiniana. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto, 2006.
_______. Prefácio. In: Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: 34, 2013.
FARACO, Carlos, Alberto. Aspectos do pensamento estético de Bakhtin e seus pares. Universidade Federal do Paraná. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n.1, p. 21-26, jan./mar. 2011
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
FORUM, Revista. Veja os dez memes mais engraçados sobre a reforma da Previdência. Disponível em: http://www.revistaforum.com.br/segundatela/2016/12/08/dez-memes-sobre-a-reforma-da-previdencia/. Acesso em 27 de julho de 2017.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.