ENSINO DE LÍNGUAS SOB PERSPECTIVA ESTILÍSTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Autores

  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-7569-499X

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1744

Resumo

O presente trabalho delimita como objeto de estudo o ensino de línguas sob perspectiva da estilística bakhtiniana, no âmbito das Ciências Humanas, na medida em que versa sobre as contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem para a produção de discursos no campo político brasileiro. Esses estudos visam ao ensino e aprendizagem de leituras dialógicas e se pautam pela teoria dialógico-discursiva de Bakhtin e o Círculo (2011, 2009, 2012), assim como por propostas teóricas de Almeida (2013). As pesquisas refletem a perspectiva teórico-metodológica da linguagem em movimento, fundamentando-se nas categorias tom emotivo-volitivo, discurso de outrem e relações dialógicas para propor um ensino de línguas baseado na estilística bakhtiniana. Para concretização analítica, selecionamos dois memes como proposta de uso em sala de aula, pelo prisma do estilo proposto por Bakhtin enquanto elemento constitutivo do enunciado. Na medida em que as investigações fomentam discussões sobre a relação entre teorias do discurso e o contemporâneo ensino de gramática, demonstra-se como essa proposta torna-se eficaz para alcance da compreensão responsiva ativa por parte do(s) leitor(es). Nessa perspectiva, os resultados revelam a importância desses estudos para a formação de alunos e professores cada vez mais críticos e reflexivos, privilegiando a expressão de seus pontos de vista. Eis o que define a prática de ensino dialógico, que politiza, que emancipa, que oportuniza a promoção de competências leitoras.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, é membro do Programa de Linguística / PROLING atuando na área de Teoria Lingüística, Linguagem e Ensino, na linha Discurso e Sociedade, participando principalmente no campo da: linguagem, discurso e leitura. É líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Enunciação e Interação/GPLEI.

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Referências

ALMEIDA, Maria de Fátima. O desafio de ler e escrever na escola: experiências com formação docente. João Pessoa: Ideia, 2013.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016.

______. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015.

______. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: 34, 2013.

______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

______; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira e colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BRAIT, Beth. Introdução. Alguns pilares da arquitetura bakhtiniana. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto, 2006.

_______. Prefácio. In: Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: 34, 2013.

FARACO, Carlos, Alberto. Aspectos do pensamento estético de Bakhtin e seus pares. Universidade Federal do Paraná. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n.1, p. 21-26, jan./mar. 2011

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

FORUM, Revista. Veja os dez memes mais engraçados sobre a reforma da Previdência. Disponível em: http://www.revistaforum.com.br/segundatela/2016/12/08/dez-memes-sobre-a-reforma-da-previdencia/. Acesso em 27 de julho de 2017.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e EkaterinaVólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

ALMEIDA, M. de F.; DE SANTANA, W. K. F. ENSINO DE LÍNGUAS SOB PERSPECTIVA ESTILÍSTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 310–326, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1744. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1744. Acesso em: 25 abr. 2024.