REFLEXOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA EM DISCURSOS DE INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS: Alguns tópicos de análise do discurso sob a perspectiva do círculo de Bakhtin

Autores

  • Jonathan Bernardo Menger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1754

Resumo

Definir “língua” é tarefa bastante complexa e, quando envolvida nos atos discursivos diários, sua conceituação se torna ainda mais difícil. Sabe-se que são muitas as vertentes da linguística e da gramática que a teorizam, e se compreende que, sendo um fato, o indivíduo pode utilizá-la com vários propósitos, até mesmo para atribuir estereótipos a outros usuários, em função do uso que fazem dessa faculdade. Desta forma, o presente artigo visa à discussão do que se concebe como língua e, além disso, do que se reflete e se refrata de sua ideia, no discurso dialógico nos meios de atividade em que esse fenômeno acontece, principalmente nas redes sociais, contexto sobre o qual se baseia a metodologia deste trabalho. Pensando-se em alguns tópicos da teoria bakhtiniana, foram compiladas para análise algumas imagens da página Língua Portuguesa, no Facebook, objetivando constatar o discurso de preconceito e pedantismo como reflexo de outros discursos anteriores, a exemplo do fazer docente e do dizer teórico nas gramáticas normativas. Perante as observações, acredita-se que o ensino de gramática seja grande porta-voz no dizer e no fazer do professor, que leva o ensino da variável normativa ao aluno, trazendo-lhe reflexos em suas ações cotidianas, com noções de certo e errado. No entanto, é possível que haja mudanças significativas, no momento em que a língua for repensada não apenas como sistema de normas, mas também como atos discursivos individuais e incessantes que fazem parte da organização socioideológica em que se inserem.

Biografia do Autor

Jonathan Bernardo Menger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestrando em Linguística do programa de pós-graduação em Letras.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

MENGER, J. B. REFLEXOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA EM DISCURSOS DE INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS: Alguns tópicos de análise do discurso sob a perspectiva do círculo de Bakhtin. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 345–363, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1754. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1754. Acesso em: 19 abr. 2024.