YNARI E O PODER EVOCATIVO DAS PALAVRAS: A GUERRA CIVIL EM ANGOLA NO CONTO DE ONDJAKI
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v3i1.1845Resumo
RESUMO: Ambientado num contexto de guerra civil pós-independência angolana, o presente trabalho tem por objetivo a análise do conto Ynari: a menina de cinco tranças, do escritor Ondjaki. Com bastante desenvoltura, somos colocados diante de uma narrativa simples, mas grandiosa em seu conteúdo. Ynari, nossa protagonista, é uma menina que gostava de passear perto de sua aldeia, ouvir os pássaros e sentar-se na margem do rio. Certo dia, em uma dessas andanças, encontrou um pequeno homem saído do capim. O elemento fabular aqui se encontra presente e nos leva a vermos a guerra pelo controle da nação renascida pelos olhos de uma criança. Para teorizar serão abordadas as teorias de Bruno Bettelheim, Robert Darnton e Elias Canetti.
Palavras-chave: conto fabular; literatura angolana; guerra civil;
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
CANDIDO, Antônio. O Direito à Literatura. In: ______. Vários Escritos. 3ªed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CANETTI, Elias. A consciência das palavras. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa. São Paulo: Graal, 2011.
ONDJAKI, Ndalu de Almeida. Ynari: a menina de cinco tranças. Conto. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
MENEZES, Solival. Mamma Angola: Sociedade e Economia de um País Nascente. São Paulo: Edusp, 2000.
PEARCE, Justin. A guerra nas cidades. In A guerra civil em Angola 1975-2002. Lisboa: Tinta da China, 2017, p. 189-215.
REZOLA, Maria Inácia. Do romantismo revolucionário à política real: a Revolução Portuguesa de 1974-1975. In GONÇALVES, Leandro Pereira; PAREDES, Marçal de Menezes. Depois dos Cravos: Liberdades e independências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.
RIBEIRO, Antônio Souza; RIBEIRO, Margarita Calafate. Geometrias da Memória: Configurações Pós-coloniais.InRIBEIRO, Antônio Souza; RIBEIRO, Margarita Calafate (orgs.). Geometrias da Memória: Configurações Pós-coloniais. Porto: Afrontamento, 2016.
SCHUBERT, Joe. 2013. Democratização e consolidação do poder político em Angola no pós-guerra. Disponível em:http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n37/n37a07.pdf. Acesso em: 03 de junho de 2018.
SECCO, Lincoln. Trinta anos da Revolução dos Cravos in Revista Adusp, 33 ed. São Paulo: USP. Outubro de 2004.
SILVA, Ana Cláudia da. A Resistência da poesia angolana na Literatura InfantoJuvenil de Ondjaki, Volume 1, Número 1. Anais do CENA Uberlândia: EDUFU, 2013, p. 329.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.