A ESPACIALIDADE NA LITERATURA GÓTICA: UMA ANÁLISE DE THE FALL OF THE HOUSE OF USHER DE EDGAR ALLAN POE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i1.2271

Resumo

Este artigo se dispôs a investigar o uso do espaço literário em The Fall of the House of Usher (1839) de Edgar Allan Poe através de sua relação com os personagens e a trama, assim como o seu papel na criação de uma ambientação distinta, baseada na combinação de elementos do gótico. Seu objeto foi abordado através da teoria do cronotopo de Bakthin (1981) com o objetivo de explicar os efeitos literários alcançados a partir de seu uso como ferramenta ficcional. Ademais, ao final deste estudo é apresentada uma comparação entre a casa e o protagonista, Roderick Usher, propondo que aquela poderia ser, também, percebida como um personagem em si.

Biografia do Autor

Nathálya Suyane Sepúlveda do Vale, UFPI

Licenciada em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) com pesquisa na área de Literatura Gótica. Membro do Projeto de Pesquisa Morfologia da Ficção Especulativa.

Cláudio Moura, UFPI

Professor de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Inglesa da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Literatura Digitalizada (NUPLID/UFPI) e do Projeto Morfologia da Ficção Especulativa. Doutor em Literatura/Teoria Literária (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

SEPÚLVEDA DO VALE, . N. S.; CARVALHO MOURA, C. A. . A ESPACIALIDADE NA LITERATURA GÓTICA: UMA ANÁLISE DE THE FALL OF THE HOUSE OF USHER DE EDGAR ALLAN POE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 421-435, 2020. DOI: 10.18817/rlj.v4i1.2271. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2271. Acesso em: 25 nov. 2020.