O PAPEL DO PRINCÍPIO DE COOPERAÇÃO NA COCONSTRUÇÃO DA INTERAÇÃO DOCENTE-DISCENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

UMA ANÁLISE DE VIÉS PRAGMÁTICO DA SEÇÃO DE COMENTÁRIOS DE UMA VÍDEO-AULA DE INGLÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2357

Resumo

O objetivo precípuo deste trabalho é produzir entendimentos sobre os efeitos pragmático-interacionais do (des) cumprimento do princípio de cooperação na avaliação discente de vídeo-aulas produzidas no contexto da pandemia de COVID-19. Para tanto, assento-me em um arcabouço teórico de viés pragmático, que articula a reflexão griceana acerca do princípio da cooperação no estabelecimento da comunicação à uma discussão sobre as especificidades da abordagem pragmática e as particularidades do gênero vídeo-aula. Com base em tal diálogo, empreendo uma análise acerca de comentários produzidos acerca de uma aula de inglês publicada na plataforma do YouTube ® azo de um projeto de ensino a distância em circunstâncias de isolamento social. As análises evidenciaram a presença das máximas de Grice nos construtos avaliativos dos alunos, corroborando a ideia de que, ainda que nem sempre conhecidas em sua forma teórica, tais imperativos permeiam os julgamentos cotidianos dos indivíduos acerca da qualidade comunicativa das intervenções discursivas. Os entendimentos gerados ao longo da pesquisa emergem como suprimentos importantes para o desenvolvimento de uma discussão acerca do processo de construção das práticas docente-discentes durante o período de suspensão sanitária das aulas presenciais e, em um esforço de elucubração, acerca da construção de uma prática pedagógica pós-pandemia.

Biografia do Autor

Diego Candido Abreu, IFMA

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Detentor de um Minor Degree em Economia Política e Teoria Keynesiana pela Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA). Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com dissertação sobre “O papel dos afetos no processo de ensino/aprendizagem de inglês como segunda língua/língua estrangeira à luz da teoria de Vygotsky em sua fase fenomenológica”. Doutorando em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, pesquisando sobre violência e afetividade no ambiente escolar. Professor EBTT e Pesquisador no Instituto Federal do Maranhão (Campus Codó).

Downloads

Publicado

2021-01-10 — Atualizado em 2021-01-14

Versões

Como Citar

CANDIDO ABREU, D. . O PAPEL DO PRINCÍPIO DE COOPERAÇÃO NA COCONSTRUÇÃO DA INTERAÇÃO DOCENTE-DISCENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL : UMA ANÁLISE DE VIÉS PRAGMÁTICO DA SEÇÃO DE COMENTÁRIOS DE UMA VÍDEO-AULA DE INGLÊS . REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 5-22, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2357. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2357. Acesso em: 3 ago. 2021.