INTRODUÇÃO A UM ESTUDO DO VERSO DE ALBERTO RAMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2380

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar uma tradução em versos do poeta brasileiro Alberto Ramos. O poeta, classificado muitas vezes como um parnasiano, é tido por muitos como o precursor do verso livre no Brasil, por Péricles Eugênio da Silva Ramos, entre outros. O foco do estudo é, assim, a métrica dos versos do poeta e, a partir da análise desses versos, se poderá discutido se suas características realmente o fazem se aproximar de uma produção fora da métrica tradicional que apontaria para o verso livre. Para isso, analisaremos Poemas do Mar do Norte (1894), tradução de Die Nordsee, de Heirich Heine.

Biografia do Autor

Alckmar Luiz dos Santos, UFSC

É natural de Silveiras, SP. Possui graduação em engenharia eletrônica, pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Estudos Literários pela Université Paris VII (1993). Desde 1994, é professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, a partir de 1995, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL, núcleo de pesquisa de excelência do CNPq, financiado pelo edital PRONEX entre 2008 e 2016). Foi pesquisador convidado na Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2000-2001) e na Universidad Complutense de Madrid (2009-2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente com teoria do texto, literatura e filosofia, hipertexto e texto digital, poesia. É também poeta, romancista e ensaísta. Autor dos livros "Leitura de nós" e "Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada" (ensaio e poema digital respectivamente; Prêmio Transmídia - Instituto Itaú Cultural), "Rios Imprestáveis"; (poemas; Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult); "Ao que minha vida veio..." (romance; Prêmio de romance Salim Miguel), "Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada" (poemas; menção honrosa no Prêmio de Poesia Cruz e Souza), além de outros. Foi homenageado como pesquisador-destaque da UFSC em 2011. É atualmente professor-titular do Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Thais Piloto da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é graduanda de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina, e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES. Em 2019 participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq no projeto "Literatura brasileira e meio digital - bibliotecas, bancos de dados, ferramentas computacionais".

Downloads

Publicado

2021-01-10 — Atualizado em 2021-01-14

Versões

Como Citar

ALCKMAR LUIZ DOS SANTOS; DA SILVA, T. P. . INTRODUÇÃO A UM ESTUDO DO VERSO DE ALBERTO RAMOS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 73-89, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2380. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2380. Acesso em: 17 abr. 2021.