IMAGENS ARQUETÍPICAS NA OBRA DE ERNESTO SABATO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE SUA PINTURA E O ROMANCE O TÚNEL
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2398Resumo
RESUMO: O presente artigo apresenta uma análise intertextual das imagens arquetípicas do romance O Túnel (1948), do escritor argentino Ernesto Sabato, transpostas para suas pinturas, oportunizando, dessa forma, uma análise comparativa ainda não explorada da obra. Este estudo fundamenta-se na perspectiva da Psicologia Analítica aplicada à metodologia da Literatura Comparada como instrumento da Crítica Literária, com base na imagem arquetípica da sombra como fio condutor da narrativa sabatiana, pois trata-se da confissão de um crime passional narrada por Juan Pablo Castel, protagonista do romance. O apoio teórico provém dos estudos de Jung (2002), Hillman (2018), Jacobi (2016), Ulson (1988) e Von Franz (2002), e no diálogo com as pinturas de Sabato: Algo ocorrido em meu Ateliê (1994) e Alguém observa o ateliê de um pintor ausente (1981), que ressignificam as sombras arquetípicas do texto literário para o texto pictórico, expressas no uso excessivo de tonalidades escuras, no caráter expressionista e perturbador dos personagens e no simbolismo da morte nas pinturas do autor. Portanto, o processo intersemiótico do texto literário de O Túnel (1948) para o universo pictórico configura-se como extensão da narrativa do autor, revelando a simbologia arquetípica das imagens como instrumento crítico na interpretação das linguagens literária e visual.
Palavras-chave: O Túnel. Imagens Arquetípicas. Literatura. Psicologia Analítica.
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