IMAGENS ARQUETÍPICAS NA OBRA DE ERNESTO SABATO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE SUA PINTURA E O ROMANCE O TÚNEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2398

Resumo

RESUMO: O presente artigo apresenta uma análise intertextual das imagens arquetípicas do romance O Túnel (1948), do escritor argentino Ernesto Sabato, transpostas para suas pinturas, oportunizando, dessa forma, uma análise comparativa ainda não explorada da obra. Este estudo fundamenta-se na perspectiva da Psicologia Analítica aplicada à metodologia da Literatura Comparada como instrumento da Crítica Literária, com base na imagem arquetípica da sombra como fio condutor da narrativa sabatiana, pois trata-se da confissão de um crime passional narrada por Juan Pablo Castel, protagonista do romance. O apoio teórico provém dos estudos de Jung (2002), Hillman (2018), Jacobi (2016), Ulson (1988) e Von Franz (2002), e no diálogo com as pinturas de Sabato: Algo ocorrido em meu Ateliê (1994) e Alguém observa o ateliê de um pintor ausente (1981), que ressignificam as sombras arquetípicas do texto literário para o texto pictórico, expressas no uso excessivo de tonalidades escuras, no caráter expressionista e perturbador dos personagens e no simbolismo da morte nas pinturas do autor. Portanto, o processo intersemiótico do texto literário de O Túnel (1948) para o universo pictórico configura-se como extensão da narrativa do autor, revelando a simbologia arquetípica das imagens como instrumento crítico na interpretação das linguagens literária e visual.

 

Palavras-chave: O Túnel. Imagens Arquetípicas. Literatura. Psicologia Analítica.

 

Biografia do Autor

Vilma Rodrigues Mascarenhas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ -UESPI

 

Mestre em Literatura, Memória e Cultura; Especialista em Linguística e Ensino; Graduada em Letras/ Inglês, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduada em Educação Artística, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro da União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI).  



José Wanderson Lima Torres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ -UESPI


É professor Adjunto II da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Clóvis Moura -Teresina. Possui Mestrado em Letras pela UFPI (2004-2005) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela UFRN (2008-2012). Professor do Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI, possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nas seguintes linhas: Teoria Literária (estudos da mímesis) e Literatura Comparada (literatura e cinema; diálogos entre as literaturas brasileira e hispano-americana; Jorge Luis Borges; literatura e religiosidade; literatura e mito). É editor da revista eletrônica dEsEnrEdoS (ISSN 2175-3903). Coordenador voluntário do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Letras - Português.

Downloads

Publicado

2021-01-10

Como Citar

RODRIGUES MASCARENHAS, V.; JOSÉ WANDERSON LIMA TORRES. IMAGENS ARQUETÍPICAS NA OBRA DE ERNESTO SABATO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE SUA PINTURA E O ROMANCE O TÚNEL. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 131-149, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2398. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2398. Acesso em: 17 abr. 2021.