INVENTÁRIO DE HISTÓRIAS DE LEITURA: RECURSO METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2406

Resumo

O presente artigo foi construído a partir do relato de histórias de leitura vivenciadas pelos alunos iniciantes do Curso de Letras do CESC/UEMA, quando dos primeiros contatos com o texto escrito. O objetivo da pesquisa foi refletir, a partir das narrativas [por eles produzidas], como as memórias de leitura da infância podem contribuir, de forma significativa, com o processo de formação profissional, quando do exercício da docência. As ocorrências memorialísticas são constituídas por várias recordações guardadas ao longo dos anos e que podem ser trazidas para o presente, a fim de reativar a memória desses sujeitos. A ideia da produção de histórias de leitura também se pautou em identificar, ao longo do exercício de rememoração, o processo que consolidou a prática de leitura de cada um. Para fundamentar as discussões a respeito de formação de leitor, buscou-se aporte teórico em Lacerda (2009), Rocha (2014; Maia (2020); Cosson (2014), entre outros.

Biografia do Autor

Marinalva Aguiar Texeira Rocha, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), com área de concentração em Estudos Históricos Latino-Americano. Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno (1999). Mestre em Letras com área de concentração em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Possui Especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Especialização em educação a Distância - SENAC-CE. É Licenciada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1988). É professor Adjunta I da Universidade Estadual do Maranhão e Assistente Pedagógica da - Secretaria de Estado de Educação. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, texto literário, aspectos expressivos da língua, produção de texto, memória sob a perspectiva da imagem fotográfica.

Dulce Helena Teixeira dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação pela UNISINOS, possui Especialização em Gestão e Supervisão Escolar e graduação em PEDAGOGIA pelo CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS (2006). Atualmente é Professora Substituta do Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: indisciplina, docente, discente e jovem, educação, EJA.

Downloads

Publicado

2021-01-10 — Atualizado em 2021-01-14

Versões

Como Citar

TEXEIRA ROCHA, M. A.; TEIXEIRA DOS SANTOS, D. H. INVENTÁRIO DE HISTÓRIAS DE LEITURA: RECURSO METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA DOCENTE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 187-199, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2406. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2406. Acesso em: 17 abr. 2021.