INVENTÁRIO DE HISTÓRIAS DE LEITURA: RECURSO METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2406Resumo
O presente artigo foi construído a partir do relato de histórias de leitura vivenciadas pelos alunos iniciantes do Curso de Letras do CESC/UEMA, quando dos primeiros contatos com o texto escrito. O objetivo da pesquisa foi refletir, a partir das narrativas [por eles produzidas], como as memórias de leitura da infância podem contribuir, de forma significativa, com o processo de formação profissional, quando do exercício da docência. As ocorrências memorialísticas são constituídas por várias recordações guardadas ao longo dos anos e que podem ser trazidas para o presente, a fim de reativar a memória desses sujeitos. A ideia da produção de histórias de leitura também se pautou em identificar, ao longo do exercício de rememoração, o processo que consolidou a prática de leitura de cada um. Para fundamentar as discussões a respeito de formação de leitor, buscou-se aporte teórico em Lacerda (2009), Rocha (2014; Maia (2020); Cosson (2014), entre outros.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-01-14 (2)
- 2021-01-10 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marinalva Aguiar Texeira Rocha, Dulce Helena Teixeira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.