AS PERSONAGENS ÂNGELA PRALINI E O AUTOR COMO IMPORTANTES ELEMENTOS DE SEGMENTAÇÃO NARRATIVA EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES) (1999), DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2505Resumo
O texto intitulado As personagens Ângela Pralini e o Autor como importantes elementos de composição narrativa em um sopro de vida (pulsações) (1999), de Clarice Lispector, tem por objetivo analisar, por via de instrumentos bibliográficos, a atuação das personagens Ângela Pralini e o Autor, ambas apresentadas no romance póstumos da escritora Clarice Lispector. A análise, portanto, é realizada de modo a tornar perceptível como as performances das figuras elencadas, pessoais e intrapessoais, atribuem efeitos de sentido a narrativa e, consequentemente, sustentam a característica primordial da literatura clariciana: o enigmatismo. Para tanto, problematizou-se a figura do narrador-personagem, representado pelo Autor, estabelecendo-se um contraponto entre ele e sua personagem Ângela Pralini, percebendo que no processo de construção dessas personagens tem uma imagem que se constitui um pelo outro com o desejo de se encontrar.
Palavras-chave: Personagens claricianas. Literatura brasileira; Clarice Lispector.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo de Jesus de Oliveira, Andressa Thainá Lima Braz Monte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.