“UM HOMEM LIVRE, SÓ, RESTA NO CÁRCERE”: DIÁRIO DA PRISÃO, POEMAS DE HO CHI MINH

Autores

  • Yasmeen Pereira da Cunha Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2540

Resumo

O estudo de literaturas de testemunho, de maneira geral, privilegia a análise de textos literários de sobreviventes de eventos históricos catastróficos do século XX, principalmente em relação à Segunda Guerra Mundial – no caso da Shoah – e às ditaduras latino-americanas. Partindo do alargamento dessa perspectiva, propõe-se o estudo do livro de poemas Diário da prisão, do revolucionário vietnamita Ho Chi Minh. O livro mencionado representa esteticamente a perspectiva pessoal de Ho Chi Minh, o qual foi encarcerado durante quatorze meses, em 1942, pelo Kuomintang – Partido Nacionalista Chinês. Os poemas são recortes de cenas vividas pelo próprio revolucionário, mas também do dia a dia violento dos que com ele estavam presos. A importância desse breve estudo é apresentar as catástrofes do século XX como continuidades históricas, as quais afetaram não só a Europa, como também tiveram início muito antes das guerras mundiais com os processos de colonização em África e em Ásia. Por esse motivo, o testemunho de Ho Chi Minh em Diário da prisão proporciona alargamento histórico e geográfico para aqueles que foram privados de contar sua própria história.

Palavras-chave: Literatura de testemunho; Ho Chi Minh; Poemas; Revolução Vietnamita.

Biografia do Autor

Yasmeen Pereira da Cunha, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras, Licenciatura em português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Também é mestra em Estudos Literários pela UFG. Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, da UFG, na área de concentração de Estudos Literários. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No primeiro semestre de 2021, iniciou a graduação Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica - GO (PUC). 

Downloads

Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2021-07-30

Como Citar

PEREIRA DA CUNHA, Y. “UM HOMEM LIVRE, SÓ, RESTA NO CÁRCERE”: DIÁRIO DA PRISÃO, POEMAS DE HO CHI MINH. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 76-93, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2540. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2540. Acesso em: 21 set. 2021.