HISTÓRIA E MEMÓRIA EM CAROLINA MARIA DE JESUS, MARIA AUXILIADORA DA SILVA E ELZA SOARES

Autores

  • Beatriz Schmidt Campos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2581

Resumo

o presente artigo pretende apresentar uma análise de obras de Carolina Maria de Jesus, de Elza Soares e de Maria Auxiliadora da Silva em um diálogo entre as artes, por meio de um olhar engajado sociopolítico a partir de seus contextos históricos. Sob esse aspecto, intenciona-se discutir a importância da memória como meio de conscientização em meio ao caos. Para tanto, dois aspectos históricos serão levantados: o contexto histórico no qual as artistas nascem e ingressam no mercado de trabalho e o momento em que suas obras são lançadas e que as evidenciam como três artistas negras importantes na vida cultural brasileira e internacional. Embora se trate de três diferentes momentos históricos na carreira de cada uma delas – os anos de 1960, 1970 e 2000 entendemos que há questões comuns de crítica social presente em suas obras que constroem um discurso esteticamente engajado e memorialístico.

Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus, Maria Auxiliadora da Silva e Elza Soares. Arte engajada. Contexto histórico. Memória. Conscientização.

Biografia do Autor

Beatriz Schmidt Campos, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Literatura e Práticas Sociais atuando na Linha de Literatura e outras Artes pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Música pela mesma Instituição. Pesquisa as relações entre Literatura, Música e Pintura na escrita, na voz e nos traços de Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Maria Auxiliadora da Silva. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa LiterArtes, coordenada pelo Prof. Dr. Sidney Barbosa. Em 2020, organizou em parceria com o Prof. Dr. Sidney, o e-book intitulado: Mosaico das Artes: as relações e extensões entre os objetos artísticos. Tem realizado participações musicais nas apresentações cênicas do Grupo de Pesquisa Quartas Dramáticas coordenado pelo Prof. Dr. André Luís Gomes.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

SCHMIDT CAMPOS, B. HISTÓRIA E MEMÓRIA EM CAROLINA MARIA DE JESUS, MARIA AUXILIADORA DA SILVA E ELZA SOARES. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 167-185, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2581. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2581. Acesso em: 21 set. 2021.