APRESENTAÇÃO

Autores

  • Luciana Barreto Machado Rezende UnB
  • Ludmila Gondim Colun - UFMA
  • Douglas De Sousa UFPI/UnB
  • Ligia Vanessa Penha Oliveira UFG/UEMA/LAMID

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2641

Resumo

A Revista de Letras Juçara, periódico eletrônico editado pelo curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias, em seu V.05 N. 01, traz artigos que investigam as temáticas do seu escopo, ou seja, os estudos linguísticos e literários. O Dossiê dessa edição, organizado por Profa. Dra. Luciana Barreto Machado Rezende (UnB), Prof. Dra. Ludmila Gondim (Colun - UFMA) e Prof. Dr. Douglas de Sousa (UEMA), traz uma seleção de expressivas análises em torno do tema Arte e resistência, catástrofe e representação.

Biografia do Autor

Luciana Barreto Machado Rezende, UnB

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa sobre o universo sagrado em autores clássicos e contemporâneos, bem como a Poética da Queda e do Paraíso no romance Avalovara, de Osman Lins, e as suas interfaces com a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Possui Mestrado em Teoria Literária (2008) e Graduação em Comunicação (1992), pela mesma instituição. Atualmente como professora de Literaturas Portuguesa e Brasileira na UnB. Dispõe de experiência nas áreas de docência, jornalismo, edição, redação e revisão textual, atuando principalmente em artes, cultura e literatura brasileira. Integra os Grupos de Pesquisa 'Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário' e 'Literatura e Cultura', ambos associados ao CNPq.

Ludmila Gondim, Colun - UFMA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2002), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2014) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professora - Colégio Universitário. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos temas que envolvem as interfaces entre poesia, canção, cultura popular e performance.

Douglas De Sousa, UFPI/UnB

Formado em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí e Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Também faz parte do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura, da UNB. 

Ligia Vanessa Penha Oliveira, UFG/UEMA/LAMID

Doutoranda em Letras/ Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Mestra em Letras, com área de concentração em Literatura, Memória e Cultura, linha de pesquisa: Literatura, Memória e Relações de Gênero, pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano/IESF, Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/ Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Mídias- LAMID /CNPq-UEMA. Atua como Editora de Seção na Revista de Letras Juçara, Revista dos Cursos de Letras do CESC/UEMA.

Downloads

Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2021-07-31

Como Citar

MACHADO REZENDE, L. B. .; GONDIM, L. .; DE SOUSA, . D. .; OLIVEIRA, L. V. P. APRESENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 1–7, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2641. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2641. Acesso em: 28 mar. 2024.