A RESISTÊNCIA SOCIAL BAIANA NOS FOLHETOS O AUMENTO DA CARNE VERDE E PARA PREFEITO DE SALVADOR GRAÇA LESSA, DE CUÍCA DE SANTO AMARO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2682

Resumo

O trabalho tem a intenção de apresentar a crítica social baiana relatada pelos versos singulares de Cuíca de Santo Amaro, “poeta-repórter”, presentes nos dois folhetos de cordel de sua autoria, denominados O aumento da carne verde e Para prefeito de Salvador Graça Lessa. Por meio da poesia de cordel, o cordelista versifica com maestria temas do cotidiano das pessoas, de maneira cômica e, às vezes, com crítica aos desgovernos, ao caos da saúde pública, aos altos impostos, à luta por melhorias no trabalho etc. No decorrer do trabalho, serão apresentadas a vida e a obra do cordelista e a análise da crítica social baiana por meio de estrofes nos dois folhetos de cordel. O primeiro folheto intitulado O aumento da carne verde, de Cuíca de Santo Amaro, relata o aumento do preço de um alimento que ajuda a saciar a fome do trabalhador do país, a carne bovina; porém, no desenrolar da trama, os políticos, os jornais e as emissoras que poderiam reverter o aumento do produto nos abatedouros do estado cruzam os braços e não ajudam. No outro cordel denominado Para prefeito de Salvador Graça Lessa, o poeta narra os principais motivos que devem ser levados em conta para eleger, Graça Lessa o prefeito de Salvador. A pesquisa está apoiada em autores como: Cevasco (2008, 2009), Carvalhal (2006), Bosi (2002), Curran (1990), Dalcastagnè (2017), Deleuze (1978), Diégues Jr. (1973), Maranhão e Medina (2020), dentre outros.

Biografia do Autor

Lucelia de Sousa Almeida , Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Bacabal, Maranhão, BR

Professora Adjunta I da Universidade Federal do Maranhão, Campus III/Bacabal-MA. Líder de Grupo de Pesquisa Literatura, Enunciação e Cultura - LECult e Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura, (UNB). Professora permanente do Mestrado Acadêmico em Letras, UFMA, Campus Bacabal, orienta trabalhos na linha de Literatura Cultura e Fronteiras do saber. Possui Doutorado em Letras (2019) pela Universidade de Brasília - UNB , Mestre em Letras (2015) pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, possui pós-graduação em Informática em Educação (2008) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, graduação em Letras/Português (2005) - Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Membro efetivo do Conselho Editorial Consultivo e Integrante da Comissão Editorial da Revista Hon no Mushi. Tem experiência na área de Letras Literatura, Memória e Cultura; Crítica Literária; Estudos sobre Riso e Literatura; Crônica Literária; Estudos de base teórica relacionadas com as concepções de Mikhail Bakhtin, na literatura e em outros discursos; Letramento Literário.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

CARDOSO DOS SANTOS, M.; DE SOUSA ALMEIDA , L. . A RESISTÊNCIA SOCIAL BAIANA NOS FOLHETOS O AUMENTO DA CARNE VERDE E PARA PREFEITO DE SALVADOR GRAÇA LESSA, DE CUÍCA DE SANTO AMARO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 160-176, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i2.2682. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2682. Acesso em: 25 jan. 2022.