A RESISTÊNCIA SOCIAL BAIANA NOS FOLHETOS O AUMENTO DA CARNE VERDE E PARA PREFEITO DE SALVADOR GRAÇA LESSA, DE CUÍCA DE SANTO AMARO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2682Resumo
O trabalho tem a intenção de apresentar a crítica social baiana relatada pelos versos singulares de Cuíca de Santo Amaro, “poeta-repórter”, presentes nos dois folhetos de cordel de sua autoria, denominados O aumento da carne verde e Para prefeito de Salvador Graça Lessa. Por meio da poesia de cordel, o cordelista versifica com maestria temas do cotidiano das pessoas, de maneira cômica e, às vezes, com crítica aos desgovernos, ao caos da saúde pública, aos altos impostos, à luta por melhorias no trabalho etc. No decorrer do trabalho, serão apresentadas a vida e a obra do cordelista e a análise da crítica social baiana por meio de estrofes nos dois folhetos de cordel. O primeiro folheto intitulado O aumento da carne verde, de Cuíca de Santo Amaro, relata o aumento do preço de um alimento que ajuda a saciar a fome do trabalhador do país, a carne bovina; porém, no desenrolar da trama, os políticos, os jornais e as emissoras que poderiam reverter o aumento do produto nos abatedouros do estado cruzam os braços e não ajudam. No outro cordel denominado Para prefeito de Salvador Graça Lessa, o poeta narra os principais motivos que devem ser levados em conta para eleger, Graça Lessa o prefeito de Salvador. A pesquisa está apoiada em autores como: Cevasco (2008, 2009), Carvalhal (2006), Bosi (2002), Curran (1990), Dalcastagnè (2017), Deleuze (1978), Diégues Jr. (1973), Maranhão e Medina (2020), dentre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mikeias Cardoso dos Santos, Lucelia de Sousa Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.