O GÊNERO PUBLICITÁRIO E O EMPODERAMENTO FEMININO NA PERSPECTIVA DO DIALOGISMO BAKHTINIANO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2694Resumo
Este artigo apresenta como objetivo analisar o discurso produzido por propagandas de cunho feministas na mídia brasileira. Partindo do conceito de dialogismo em Bakhtin (2006), a pesquisa procurou estabelecer, por meio de propagandas destinadas ao público feminino, como se materializa a discussão do empoderamento feminino. Para tanto, partimos dos discursos que aparecem nas Revistas Vogue Brasileira e Avon, considerando o modo como a construção discursiva sobre o empoderamento feminino é apresentada nessas revistas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que a Vogue enuncia a partir dos estereótipos de beleza internalizados na sociedade, e, assim, a relação dialógica se estabelece através de uma discursividade que procura reproduzir os padrões vigentes no meio social sobre a mulher. Já a Avon apresenta outras possibilidades, que podem ser percebidas no reconhecimento de novas identidades, beleza, corpo e o que de fato se pode se considerar enquanto ser mulher e o próprio ato de empoderamento. Constatamos a necessidade de se repensar o modo como essas mídias discursivizam a figura da mulher, seja por via de uma construção discursiva que reproduz um padrão de beleza estereotipado seja na circulação de dizeres sobre o empoderamento, quando abrem espaços para discutir outras possibilidades de existência de corpos e identidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Domingos, Cellyane Sousa Negreiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.