AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PROBLEMATIZAÇÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2698

Resumo

Este artigo visa refletir sobre o papel do processo avaliativo no ensino de língua inglesa por meio dos construtos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), da Teoria Histórico-Cultural (THC) e do Inglês como Língua Franca (ILF) com vistas a responder à seguinte questão: Para que serve o processo avaliativo do ensino e da aprendizagem em língua inglesa? Para isso, faz-se apontamentos sobre o quadro geral da educação e a questão do ensino de língua inglesa como mercadoria em nosso país; e problematizações acerca do processo avaliativo no ensino dessa língua. Percebe-se que, na sociedade contemporânea, o processo avaliativo é classificatório, subordinador, e excludente, pois responde à lógica do capital. A partir dessa compreensão, advoga-se que os processos avaliativos deveriam servir não como meio de mensuração de competências mecânicas, mas sim para avaliar o quanto o ensino promoveu neoformações psíquicas. Nesse viés, é destacado que a avaliação deve servir aos professores como instrumento possibilitador da observação do desenvolvimento das funcões psicológicas superiores dos estudantes com potenciais de pré-idear suas capacidades futuras.

Biografia do Autor

Jane Helen Gomes de Lima, UFSC/SMED de Forquilhinha - SC

Doutoranda pelo PPG em Inglês da Universidade de Santa Catariana (UFSC). Licenciada em Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade de Santa Catariana (UFSC). Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Forquilhinha/SC e desenvolve sua pesquisa na linha de formação de professores à luz dos estudos do Inglês como uma Língua Franca (English as a Lingua Franca - ELF) e da Teoria Sociocultural de base Vygotskiana. 

Pierre Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)

Graduado em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG),

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística (GEPEL - FURG/UFSC)

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

GOMES DE LIMA, J. H.; SILVA MACHADO, P. AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PROBLEMATIZAÇÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 79–94, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i2.2698. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2698. Acesso em: 28 mar. 2024.