ENTRE TELAS & TEXTOS: ELEMENTAR ENQUANTO TRANSPOSIÇÃO LITERÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2705

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar comparativamente a série de televisão Elementar (CBS), uma releitura contemporânea das obras de Sherlock Holmes do escritor escocês Arthur Conan Doyle, para que se perceba as diferenças narrativas entre as duas expressões da arte, buscando assim compreender como a adaptação literária acontece e quão grande as transformações podem ser na transposição, sendo elas positivas ou não, e o impacto que elas têm no público e na crítica especializada, além de entender o que é modificado por necessidade e o que é desconstruído por interesse narrativo. Para tanto, o seriado americano Elementar, fora analisado a partir de obras de autores como Ricardo André Ferreira Lima (2015), James Wood (2017), e outros que discutem em seus livros e artigos a relação que o cinema e a literatura desenvolveram em mais de um século. Como resultados finais, viu-se que a literatura contribuiu significativamente com as histórias levadas às telas, mesmo quando eram mudas, sendo a transposição para o audiovisual um dos mais significativos avanços de intercâmbio entre artes, possibilitando diversas recriações como acontece com Elementar, ao adaptar a literatura de Sherlock Holmes como uma história policial do século XXI.

Biografia do Autor

Raquel Silva Dantas, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior e Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UNIASSELVI.

Marcelo de Jesus de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Literatura, História e Cultura: Encruzilhadas Epistemológicas (UESC) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

SILVA DANTAS, R. .; DE JESUS DE OLIVEIRA, M. ENTRE TELAS & TEXTOS: ELEMENTAR ENQUANTO TRANSPOSIÇÃO LITERÁRIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 553-570, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2705. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2705. Acesso em: 20 ago. 2022.