A BLASFÊMIA UNIDA À VOZ DA PRECE: A TENSÃO ENTRE A CRENÇA E A DESCRENÇA EM SALMOS DA NOITE, DE ALPHONSUS DE GUIMARAENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2756

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo sobre a tensão entre a crença e a descrença em Salmos da Noite, de Alphonsus de Guimaraens (Ouro Preto, 24 de julho de 1870 – Mariana, 15 de julho de 1921), publicizado postumamente em 1960. A obra que enfeixa os versos da mocidade do poeta simbolista esbarra em elementos fundamentais de sua poética, como a evasão, o culto ao amor e à morte e a obsessão pelo luar, apresentando, também, um viés das negativas, no qual o sujeito lírico insiste em maldizer, descrer e blasfemar, sem silenciar a dúbia voz da prece. Mais do que evidenciar a presença dos extremos da crença e da descrença, pretende-se evidenciar a presença da tensão estruturante entre crer e descrer, fruto da impossível ataraxia em Alphonsus de Guimaraens. 

Biografia do Autor

Gabriel Amorim Braga, UFMG

Graduando em Letras, com habilitação em Português, Espanhol e suas Literaturas, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é bolsista do Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no Colégio Técnico (COLTEC), junto à disciplina de Língua Portuguesa.

Rafael Fava Belúzio, UFMG

Possui doutorado com tese sobre Paulo Leminski e mestrado com dissertação sobre Álvares de Azevedo, ambos em Estudos Literários: Literatura Brasileira (UFMG); graduação em Letras (UFV) e formação suplementar em Filosofia (UFMG). Trabalha principalmente com Poesia Brasileira e com Teorias da Poesia. Autor dos livros "Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de 'Lira dos vinte anos'" (crítica literária); e "1929" (crônicas). Atualmente coordena, junto com Andréa Sirihal Werkema, a Coleção Crítica Contemporânea, na Alameda Editorial.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

AMORIM BRAGA, G.; FAVA BELÚZIO, R. A BLASFÊMIA UNIDA À VOZ DA PRECE: A TENSÃO ENTRE A CRENÇA E A DESCRENÇA EM SALMOS DA NOITE, DE ALPHONSUS DE GUIMARAENS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 586-598, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2756. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2756. Acesso em: 20 ago. 2022.