A MULHER NA LITERATURA PIAUIENSE: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E DOS VESTÍGIOS MEMORIALÍSTICOS NA ESCRITA POÉTICA DE LUIZA AMÉLIA DE QUEIROZ
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2810Resumo
Esta investigação traz um estudo sobre a mulher na literatura piauiense com o propósito de ressignificar e resgatar as primeiras manifestações literárias no cenário da literatura de expressão piauiense, dando ênfase à produção poética de Luiza Amália de Queiroz. Para isso, elegeu-se a obra Flores Incultas (1875), dando enfoque à construção identitária da mulher, submetida ao restrito contexto do século XIX. Quanto à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo, visando a possibilidade de construção de sentidos através da interpretação dos poemas analisados. Esse estudo qualitativo toma como base, a análise de conteúdo, técnica empírica de análise dos dados, método apresentado por Laurence Bardin (1997). A fim de delimitarmos o objeto de estudo, elegemos quatro poemas, a saber: A mulher, Não sou poeta, Conselhos e Lira dormente. Nesses poemas, depreendemos a análise temática sobre o desconforto sentido pela autora em relação às condições das mulheres inseridas em seu contexto sócio-histórico. Os resultados desta pesquisa apontam que os poemas analisados trazem em seus versos o protagonismo feminino e a representação da mulher na literatura de expressão piauiense. A autora se apropria do discurso poético a partir do seu lugar de atuação e da sua situação de produção com o propósito de construir uma identidade feminina com multifacetados papéis sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arissandra Andreia Santos, Josenildo Campos Brussio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.