AS CRÓNICAS MIGUEL ESTEVES CARDOSO E DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES: OLHARES LITERÁRIOS SOBRE O PORTUGAL CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2819

Resumo

O trabalho que aqui se apresenta resulta do cruzamento de dois autores portugueses contemporâneos,  Miguel Esteves Cardoso (1955) e António Lobo Antunes (1942), que, nas suas crónicas escritas entre os anos 80 e 90 do século passado, refletem sobre o momento histórico e as mudanças operadas na sociedade portuguesa.

Entendemos aqui a crónica como um discurso de fronteira entre o jornalismo, a literatura e a historiografia. Inicialmente publicadas em jornais de referência no panorama português (Expresso, O Independente e Público), os textos que abordaremos tiveram tão bom acolhimento que foram pouco tempo depois recolhidos e editados em livro, que têm sido alvo de sucessivas reedições.

Escrevendo em regimes muito diferentes – Miguel Esteves Cardoso é um opinador, enquanto António Lobo Antunes é um ficcionista –, ambos tomaram o Portugal dos anos 80-90 como tema e cenário das suas crónicas, apresentando um retrato de Portugal em crise de identidade, no rescaldo da perda das colónias, mas procurando uma personalidade coletiva, no momento em que uma realidade geopolítica e económica se impunha com a entrada na CEE (1986).

Biografia do Autor

Maria Filomena Barradas, Instituto Politécnico de Portalegre/ CLEPUL/ CECC (UCP)

Maria Filomena Barradas (n. 1976) é docente do Instituto Politécnico de
Portalegre desde 1999. É Doutora em Estudos Portugueses (2012) pela
Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura Portuguesa Moderna e
Contemporânea (2003) e licenciada em Estudos Portugueses (1998),
pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus estudos
têm incidido especialmente sobre as relações entre literatura e
jornalismo, sobre o género crónica e sobre a cultura portuguesa e a
identidade nacional no final do século XX. É investigadora do CLEPUL e
do CECC. (Universidade Católica).

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

BARRADAS, M. F. AS CRÓNICAS MIGUEL ESTEVES CARDOSO E DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES: OLHARES LITERÁRIOS SOBRE O PORTUGAL CONTEMPORÂNEO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 702–717, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2819. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2819. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE