APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2940

Resumo

A Revista de Letras Juçara, periódico eletrônico editado pelo curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias, em seu V.06 N. 01, traz artigos que investigam as temáticas do seu escopo, ou seja, os estudos linguísticos e literários. O Dossiê dessa edição, foi organizado pelo Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT/PPGL) e a Prof. Me. Mônica Assunção Mourão (UEMASUL), e traz uma seleção de expressivas análises em torno do tema “Literatura, História e Memória: diálogos e reflexões”. 

Biografia do Autor

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, UFNT

Está vinculado como Prof.º Adjunto III em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Estado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Também, foi professor pela UFRGS no curso O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL), fazendo parte da equipe do Projeto de Investigação de Metodologia de Pesquisa em Ciência Política do Núcleo de Políticas Públicas (NEPU) e como professor docente do PPGCPOL/UFPel, no período 2013/2014. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Docente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa sobre cinema e literatura política, no período de 2019/2020. Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partido marxista-leninista, Ditadura Civil-militar; Literatura e Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura do Testemunho. 

Mônica Assunção Mourão, UFNT

Possui graduação em
Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e Mestrado em Linguística
Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Atualmente é Professora Assistente II - 40h em regime de DE (Dedicação Exclusiva), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, literatura e ensino e literatura infanto-juvenil. Pesquisadora do grupo GELITI (Grupo de Estudos Literários e Imagéticos) na linha de pesquisa em estudos literários
em diálogo com outros saberes. No momento é Doutoranda na PPGL em Ensino de língua e literatura, na Universidade Federal do Tocantins-UFNT, em Araguaína-TO. 

Solange Santana Guimarães Morais, UEMA

Possui doutorado em Ciência da Literatura-UEMA/UFRJ(2014), mestrado em Teoria da Literatura-UFPE (2002), especialização em Leitura e produção de texto-PUC/MG(2000). Atualmente é Professora Adjunto II , 40h, Diretora dos Cursos de Letras do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Maranhense. Docente do Mestrado em Letras/UEMA. Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa- CESC. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Letras do CESC/UEMA. Líder do Núcleo de Pesquisa em em Literatura Maranhense-NuPLiM/CNPq-CESC/UEMA. Pesquisadora no Grupo de Estudos Literários Memória e Arte- GELMA/CNPq - CESC-UEMA. Membro do CEP(Conselho de Ética em Pesquisa) da UEMA. Editora-Chefe da Revista de Letras - Juçara, do Departamento de Letras do CESC-UEMA. Coordenadora da Liga Interdisciplinar dos Cursos de Letras-LICLE/CESC-UEMA.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

SAGRILLO FIGUEIREDO, C. A.; ASSUNÇÃO MOURÃO, M.; GUIMARÃES MORAIS, S. S. . APRESENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1-10, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2940. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2940. Acesso em: 26 set. 2022.