"ESSAY FOR A SOFT, MYSTICAL AND IMPOSSIBLE SCREAM": THE INSISTENT SONG OF OTÁVIO MOTA

Authors

  • Gilson Antunes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano (Campus Valença). https://orcid.org/0000-0002-6698-6461
  • Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal PPGLit-UFSC/ LANMO-UNAM

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i3.2986

Abstract

We present, in general lines, the fictional production of Otávio Mota, highlighting the main aspects of his work. We emphasize the social and hopeful biases that stand out in his texts without abandoning the lyrical-love aspect that is also strong in this production. The reading turns on his works Pensar fluidos (1985), Apocalipse Man (1987) and his poems published in the anthologies Valenciando (2005), Rio de letras (2010) and 4 ases e um coringa (2014). This work points to the presence of epic and tragic aspects in Otavian fiction, accompanied by a concern with social problems, with literary making, with the cultural and identity aspects of his city and, above all, with a desire to change reality. Otávio Mota's poetry is, therefore, critical, ironic, and hopeful.

Author Biographies

Gilson Antunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano (Campus Valença).

Gilson Antunes da Silva é Doutor em Literatura e Cultura e Mestre em Letras (UFBA), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACCEBA), em Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (UNIMES), em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana (BAHIANA/IPBA), licenciado em Letras (UNEB) e bacharel em Filosofia (UCSal). É membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM).

Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal, PPGLit-UFSC/ LANMO-UNAM

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras - Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC) e Licenciada em Letras - Português, Francês e Respectivas Literaturas (FURG).É autora do livro Cybernarrativa Pós-Contemporânea: pensando o narrador oral urbano-digital (APPRIS, 2018) e organizadora do e-book: Poéticas Orais e Pensamento Decolonial: persectivas teóricas e metodológicas (LANMO Editorial, 2021). Interessa-se por pesquisas que versem sobre as seguintes temáticas: decolonialidade, materiais orais, representação, literaturas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais e no estudo de narrativas orais urbano-digitais no que se relaciona aos novos media e às materialidades da literatura. É Membro Efetiva do Grupo de Trabalho Literatura Oral e Popular da Anpoll, pesquisadora do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial - NUTOPIA e do GLICAM ( Grupo de Estudos Linguagens, Culturas e Ambientes do IFBAIANO - Campus Valença,. Unvestigadora do Laboratório Nacional de Materiales Orales (LANMO) da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia e embaixadora da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais no Brasil. Revisora e parecerista de periódicos, foi pós-doutoranda PNPD/Capes na Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, Campus II (2014-2019), professora EBTT de Língua Portuguesa e Literatura do IFBaiano -Campus de Santa Inês (2019-2021). Coordena o Projeto Pesquisa Poéticas Orais e Pensamento Decolonial: perspectivas teóricas e metodológicas (LANMO-UNAM/ 2020-2023), é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos de Cultura (CLAEC) e realiza seu segundo estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina sob a supervisão da Dra Simone Pereira Schmidt pesquisando os feminismos decoloniais nos slams de poesia para e de mulheres em Angola, México e Moçambique.

Published

2022-10-13

How to Cite

ANTUNES DA SILVA, G. .; PAVÃO PRZYBYLSKI DA HORA VIDAL, M. . "ESSAY FOR A SOFT, MYSTICAL AND IMPOSSIBLE SCREAM": THE INSISTENT SONG OF OTÁVIO MOTA. JUÇARA LANGUAGE JOURNAL, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 113–136, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i3.2986. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2986. Acesso em: 3 jul. 2024.