APRESENTAÇÃO

Autores

  • Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal PPGLit-UFSC/ LANMO-UNAM
  • Rafaella Contente Pereira da Costa Universidade Federal do Pará / LAMNO

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i3.3001

Resumo

A Revista de Letras Juçara, periódico eletrônico editado pelo curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias, em seu V.06 N. 03, traz artigos que investigam as temáticas do seu escopo, ou seja, os estudos linguísticos e literários. O Dossiê dessa edição, foi organizado pela Drª Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal (PPGLit-UFSC/ Pesquisadora do Laboratorio Nacional de Materiales Orales – LANMO/UNAM) e a Drª Rafaella Contente Pereira da Costa (UFRA), e traz uma seleção de expressivas análises em torno do tema “Ampliando vozes literárias: oralidade(s), escrita(as) e decolonialidade(s)”. 

Biografia do Autor

Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal, PPGLit-UFSC/ LANMO-UNAM

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras - Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC) e Licenciada em Letras - Português, Francês e Respectivas Literaturas (FURG).É autora do livro Cybernarrativa Pós-Contemporânea: pensando o narrador oral urbano-digital (APPRIS, 2018) e organizadora do e-book: Poéticas Orais e Pensamento Decolonial: persectivas teóricas e metodológicas (LANMO Editorial, 2021). Interessa-se por pesquisas que versem sobre as seguintes temáticas: decolonialidade, materiais orais, representação, literaturas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais e no estudo de narrativas orais urbano-digitais no que se relaciona aos novos media e às materialidades da literatura. É Membro Efetiva do Grupo de Trabalho Literatura Oral e Popular da Anpoll, pesquisadora do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial - NUTOPIA e do GLICAM ( Grupo de Estudos Linguagens, Culturas e Ambientes do IFBAIANO - Campus Valença,. Unvestigadora do Laboratório Nacional de Materiales Orales (LANMO) da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia e embaixadora da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais no Brasil. Revisora e parecerista de periódicos, foi pós-doutoranda PNPD/Capes na Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, Campus II (2014-2019), professora EBTT de Língua Portuguesa e Literatura do IFBaiano -Campus de Santa Inês (2019-2021). Coordena o Projeto Pesquisa Poéticas Orais e Pensamento Decolonial: perspectivas teóricas e metodológicas (LANMO-UNAM/ 2020-2023), é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos de Cultura (CLAEC) e realiza seu segundo estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina sob a supervisão da Dra Simone Pereira Schmidt pesquisando os feminismos decoloniais nos slams de poesia para e de mulheres em Angola, México e Moçambique. 

Rafaella Contente Pereira da Costa, Universidade Federal do Pará / LAMNO

Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia (Letras - Estudos literários) pela Universidade Federal do Pará (2015) e Doutora em Letras - Estudos Literários pela mesma Universidade. Atua como Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia na área de Comunicação e Iniciação Científica. É coordenadora (UFRA) e vice- coordenadora (LAMNO/UNAM - MÉXICO) de projetos de pesquisa nas áreas da linguagem, memória, identidade, decolonialidade, mídia e narrativas orais. 

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

PRZYBYLSKI DA HORA VIDAL, M. P. .; CONTENTE PEREIRA DA COSTA, R. . APRESENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1-4, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i3.3001. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3001. Acesso em: 28 nov. 2022.